VITRINES DA DOCÊNCIA
OS DESAFIOS E FELICIDADES DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
A partir dos resultados parciais da pesquisa intitulada “O trabalho de professores(as) sob o reverso das vitrines: um estudo sobre o trabalho docente na Educação Superior”, realizada com professores(as) atuantes na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-CE, o presente artigo objetiva apresentar os desafios vivenciados durante a trajetória docente. Partindo de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, tomou-se como base as narrativas colhidas durante o período de investigação junto as ações dos docentes (as) da UVA, com o apoio da direção do Sindicato dos docentes (as) da referida universidade (SINDIUVA), dando destaque ao cenário trabalhista atual. Como resultados, observou-se que, diante de uma realidade precarizada, estes docentes (as) se reinventam ao realizarem as suas atividades laborais perante as condições precárias que estão imersos, ao mesmo tempo que se veem vivenciando momentos de satisfação ao colaborar com a expansão de conhecimento de si e dos acadêmicos (as).
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.