NEM SÓ DE SALA DE AULA VIVE O PROFESSOR, NEM SÓ DE LIVROS VIVE O PESQUISADOR

O ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNEB, CAMPUS X, ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

  • Jonathan de Oliveira Molar Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Palavras-chave: Educação não-formal. Ensino de História. Sociedade.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar as experiências e vivências dos acadêmicos (as) da Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, que cursaram o componente de Estágio Curricular Supervisionado em História III, durante o semestre letivo 2022.2. O citado componente curricular tem como foco o ingresso dos estudantes universitários em espaço não-formal de Educação, visando a construção e aplicação de um minicurso com temática que dialoga com o âmbito histórico em instituições e estabelecimentos da sociedade civil, tais como: ONG’s, Casa de Idosos, Penitenciária etc. Nesse sentido, pretendemos nesse estudo problematizar as experiências relatadas pelos acadêmicos analisando as surpresas, dificuldades e concepções que os mesmos tiveram em suas atuações pelo espaço não-formal, buscando atrelar tais depoimentos aos debates historiográficos/educacionais sobre Estágio e o âmbito não-formal. Metodologicamente, entrevistamos os dezesseis universitários que cursaram a disciplina de Estágio III, mediante a técnica da História Oral, buscamos por meio dos relatos as vivências proporcionadas pela disciplina e de que forma os acadêmicos lidaram com âmbito não-formal e o Ensino de História. Os resultados apontaram que os acadêmicos, de modo geral, ao longo da disciplina modificaram algumas concepções que apresentavam antes de iniciá-la, tais como: a visão de que o Estágio III por ser em espaço não-formal estava deslocado dos demais Estágios, de que a construção do minicurso seria algo simples e de que a Educação ocorria somente em âmbito formal.

Biografia do Autor

Jonathan de Oliveira Molar, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no colegiado de História e docente da pós-graduação em História, cultura e sociedade. E-mail: jonathanmolar.ad@gmail.com

Publicado
2023-11-09