NEM SÓ DE SALA DE AULA VIVE O PROFESSOR, NEM SÓ DE LIVROS VIVE O PESQUISADOR
O ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNEB, CAMPUS X, ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar as experiências e vivências dos acadêmicos (as) da Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, que cursaram o componente de Estágio Curricular Supervisionado em História III, durante o semestre letivo 2022.2. O citado componente curricular tem como foco o ingresso dos estudantes universitários em espaço não-formal de Educação, visando a construção e aplicação de um minicurso com temática que dialoga com o âmbito histórico em instituições e estabelecimentos da sociedade civil, tais como: ONG’s, Casa de Idosos, Penitenciária etc. Nesse sentido, pretendemos nesse estudo problematizar as experiências relatadas pelos acadêmicos analisando as surpresas, dificuldades e concepções que os mesmos tiveram em suas atuações pelo espaço não-formal, buscando atrelar tais depoimentos aos debates historiográficos/educacionais sobre Estágio e o âmbito não-formal. Metodologicamente, entrevistamos os dezesseis universitários que cursaram a disciplina de Estágio III, mediante a técnica da História Oral, buscamos por meio dos relatos as vivências proporcionadas pela disciplina e de que forma os acadêmicos lidaram com âmbito não-formal e o Ensino de História. Os resultados apontaram que os acadêmicos, de modo geral, ao longo da disciplina modificaram algumas concepções que apresentavam antes de iniciá-la, tais como: a visão de que o Estágio III por ser em espaço não-formal estava deslocado dos demais Estágios, de que a construção do minicurso seria algo simples e de que a Educação ocorria somente em âmbito formal.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.