DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • Dalton Gean Perovano Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)
Palavras-chave: Metodologia da pesquisa científica. Formação do professor-pesquisador. Metodologia de ensino.

Resumo

A pesquisa objetiva apresentar as formações, trajetórias e vivências de pesquisadores que produzem conhecimentos sobre a ciência e métodos de pesquisa, conhecidos como metodólogos. A investigação foi desenvolvida com os enfoques qualitativo e quantitativo (método misto), tipo de estudo descritivo e classificação de pesquisa bibliográfica. Foram identificados autores de obras sobre metodologia da pesquisa científica frequentemente adotada para estudos nos campos da educação, psicologia e sociologia. Como aspectos conclusivos destaca-se que o estudo evidencia a valorização do conhecimento da metodologia da pesquisa científica e o ensino da ciência. Os perfis profissionais e trajetórias dos metodólogos servem de orientação e referência aos professores e pesquisadores dessa disciplina, uma vez que discute quais os conhecimentos e saberes são necessários à sua formação para o ensino superior e pós-graduação. Contribui e acresce ao conhecimento a necessidade de focalizar a melhoria da formação dos professores da disciplina de metodologia da pesquisa científica, considerando que a matriz de formação compreende amplos e complexos conhecimentos, saberes experienciais e descritivos.

Biografia do Autor

Dalton Gean Perovano, Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagogo pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Ciências Policiais pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na APMG/Unespar. E-mail: dgperovano@gmail.com 

Publicado
2023-11-09