DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
A pesquisa objetiva apresentar as formações, trajetórias e vivências de pesquisadores que produzem conhecimentos sobre a ciência e métodos de pesquisa, conhecidos como metodólogos. A investigação foi desenvolvida com os enfoques qualitativo e quantitativo (método misto), tipo de estudo descritivo e classificação de pesquisa bibliográfica. Foram identificados autores de obras sobre metodologia da pesquisa científica frequentemente adotada para estudos nos campos da educação, psicologia e sociologia. Como aspectos conclusivos destaca-se que o estudo evidencia a valorização do conhecimento da metodologia da pesquisa científica e o ensino da ciência. Os perfis profissionais e trajetórias dos metodólogos servem de orientação e referência aos professores e pesquisadores dessa disciplina, uma vez que discute quais os conhecimentos e saberes são necessários à sua formação para o ensino superior e pós-graduação. Contribui e acresce ao conhecimento a necessidade de focalizar a melhoria da formação dos professores da disciplina de metodologia da pesquisa científica, considerando que a matriz de formação compreende amplos e complexos conhecimentos, saberes experienciais e descritivos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.