CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavras-chave: Formação do pedagogo. Semana Mundial do Brincar. Artes.

Resumo

A Semana Mundial do Brincar é um relevante evento que integra o Movimento Aliança pela Infância no Brasil. No âmbito do Curso de Pedagogia, este evento tem afiançado diálogos teórico-práticos para a formação do pedagogo nos eixos infância, ludicidade e suas dimensões. Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do experienciar a Semana Mundial do Brincar na natureza para a formação do pedagogo considerando também o Transtorno de Déficit de Natureza (TDN). A produção dos dados ocorreu mediante observação participante, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os dados foram analisados qualitativamente, descrevendo atividades da Semana Mundial do Brincar e suas nuances para a Formação do Pedagogo. Os resultados indicam um impacto positivo na formação, pois os participantes adotaram estratégias sensíveis e criativas, desde o planejamento, ao incorporarem os elementos da natureza nas atividades, até as vivencias com as crianças nas escolas da rede pública municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Grazielly Rego de Sousa , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Maranhão; Centro de Ciências de Imperatriz. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bolsista do projeto de extensão "Apropriações em tecnologias e inventividades na formação do professor". Lattes: <http://lattes.cnpq.br/6549490800262665> E-mail: camilagrsousa@gmail.com

Gustavo Gomes Moreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Universidade Federal do Maranhão; Centro de Ciências de Imperatriz. Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lattes: <http://lattes.cnpq.br/7433305886463776 > E-mail: gomes.gustavo@discente.ufma.br

Késsia Mileny de Paulo Moura

Universidade Federal do Maranhão; Centro de Ciências de Imperatriz Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia (UFPB). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia (UFMA/CCIM). Lattes: <https://lattes.cnpq.br/4399361929829646> E-mail: kessia.moura@ufma.br

Publicado
2023-11-11
Como Citar
GRAZIELLY REGO DE SOUSA , C.; GOMES MOREIRA, G.; MILENY DE PAULO MOURA, K. CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Educação & Ensino, v. 7, n. 2, 11 nov. 2023.