O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO

UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 5º ANO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA

  • José Francimilton da Cruz Lima Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Lourdes Aparecida do Nascimento Saboia Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Lucíola Lima Caminha Pequeno Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
Palavras-chave: Ludicidade. Recurso Pedagógico. Professor. Atividades lúdicas.

Resumo

Este artigo aborda a questão do uso do lúdico como recurso pedagógico no âmbito do ensino fundamental. O objetivo principal é identificar o uso do lúdico como recurso pedagógico, em uma turma do 5º ano, do ensino fundamental e suas contribuições no processo de aprendizagem dos alunos. Como metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de pesquisa bibliográfica e de campo. O lócus escolhido foi uma escola da rede privada em Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora regente do 5ºano e a coordenadora pedagógica da escola. As reflexões e os dados obtidos acerca do tema, levaram a conclusão que a utilização do lúdico como recurso pedagógico contribui e aprimora o desempenho educacional no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

José Francimilton da Cruz Lima, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pedagogo pelo Centro Universitário Ateneu (UniAteneu). E-mail josefrancimiltonlima@gmail.com

Lourdes Aparecida do Nascimento Saboia, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu (UniAteneu). E-mail: lourdesaboia.32@gmail.com

Lucíola Lima Caminha Pequeno, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Professora do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu). E-mail: luciola.pequeno@professor.uniateneu.edu.br

Publicado
2023-11-11