A INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

REFLEXÃO SOBRE ACESSIBILIDADE

Palavras-chave: Inclusão Educacional dos Surdos. Moçambique. Ensino Superior.

Resumo

Incluir remete a real possibilidade da análise das políticas e programas que contribuem para o aumento das pessoas surdas nas instituições de ensino superior, detectando as barreiras que impossibilitam o progresso da acessibilidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o que dizem as pesquisas relativas à inclusão de surdos no ensino superior em Moçambique, bem como a análise de políticas de acesso e permanência do surdo na educação superior. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico considerando todos os pontos de vista relevantes sobre a inclusão. O conjunto de dados revelou que a inclusão de surdo no ensino superior moçambicano carece de inúmeras reflexões. A maioria dos estudos priorizam a inclusão voltada ao contexto especial.  Urge, portanto, a necessidade de promover uma educação mais inclusiva rompendo práticas discriminatórias e garantir que todos tenham acesso à educação e à igualdade de oportunidades. 

Biografia do Autor

Fred André António, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN); Técnico Médio em Informática de Gestão pelo (IMAG-Uíge). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682995147203627 E-mail: fredandreantonio18@gmail.com

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Lattes: <http://lattes.cnpq.br/7517742470581460> E-mail: sinaramota@unilab.edu.br  

Cristiane Jurdênia de Farias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestranda em ensino e Formação Docente-PPGEF/UNILAB-IFCE; especialista em Gestão Escolar com ênfase em Supervisão Escolar- FSB.  Licenciada em Língua Portuguesa- UVA; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Professora da Rede Municipal de Jijoca de Jericoacoara. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/6272632299464446> .E-mail:  cristianejfarias@gmail.com

Publicado
2023-11-11