A INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
REFLEXÃO SOBRE ACESSIBILIDADE
Resumo
Incluir remete a real possibilidade da análise das políticas e programas que contribuem para o aumento das pessoas surdas nas instituições de ensino superior, detectando as barreiras que impossibilitam o progresso da acessibilidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o que dizem as pesquisas relativas à inclusão de surdos no ensino superior em Moçambique, bem como a análise de políticas de acesso e permanência do surdo na educação superior. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico considerando todos os pontos de vista relevantes sobre a inclusão. O conjunto de dados revelou que a inclusão de surdo no ensino superior moçambicano carece de inúmeras reflexões. A maioria dos estudos priorizam a inclusão voltada ao contexto especial. Urge, portanto, a necessidade de promover uma educação mais inclusiva rompendo práticas discriminatórias e garantir que todos tenham acesso à educação e à igualdade de oportunidades.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.