PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA
Resumo
Ensino em saúde tem sido tema de discussões no meio acadêmico nos últimos anos. Ao transportar a visão para o aprendizado na pós-graduação da anestesiologia, precisamos entender como é o processo metodológico atual pelo qual estamos ensinando as competências necessárias aos residentes do curso. O objetivo da pesquisa foi identificar a estruturação teórica metodológica ofertada na formação em serviço dos programas de residência médica em anestesiologia e descrever o perfil dos coordenadores e residentes do terceiro ano dos Programas de Residência Médica no Brasil. Foi constatado que, pela análise das respostas ao questionário, as metodologias mais utilizadas nos PRM (Programa de Residência Médica) são: aula expositiva, aula expositiva dialogada, seminário e estudo de caso. Técnicas como simulação, TBL (Team Based Learning), problematização, plataformas virtuais, entre outras, são pouco utilizadas. O estudo apresentou limitações logísticas por se tratar de um questionário enviado por via digital, em plena pandemia da COVID-19, onde toda a população estava sob estresse emocional e restrição de circulação.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.