PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA

  • Marcelo Nicácio Santa Cruz Faculdades Pequeno Príncipe
  • Karen Ferreira Fernandes Braz Faculdades Pequeno Príncipe
  • Elaine Rossi Ribeiro Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Residência médica. Anestesiologia. Anestesistas. Educação médica

Resumo

Ensino em saúde tem sido tema de discussões no meio acadêmico nos últimos anos. Ao transportar a visão para o aprendizado na pós-graduação da anestesiologia, precisamos entender como é o processo metodológico atual pelo qual estamos ensinando as competências necessárias aos residentes do curso. O objetivo da pesquisa foi identificar a estruturação teórica metodológica ofertada na formação em serviço dos programas de residência médica em anestesiologia e descrever o perfil dos coordenadores e residentes do terceiro ano dos Programas de Residência Médica no Brasil. Foi constatado que, pela análise das respostas ao questionário, as metodologias mais utilizadas nos PRM (Programa de Residência Médica) são: aula expositiva, aula expositiva dialogada, seminário e estudo de caso. Técnicas como simulação, TBL (Team Based Learning), problematização, plataformas virtuais, entre outras, são pouco utilizadas. O estudo apresentou limitações logísticas por se tratar de um questionário enviado por via digital, em plena pandemia da COVID-19, onde toda a população estava sob estresse emocional e restrição de circulação.

Biografia do Autor

Marcelo Nicácio Santa Cruz, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre pelo Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. E-mail: marcelonsantacruz@gmail.com

Karen Ferreira Fernandes Braz, Faculdades Pequeno Príncipe

Discente do curso de medicina da Faculdade Pequeno Príncipe. E-mail: kaarenbraz@gmail.com

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe

Docente do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. E-mail: elaine.rossi@hotmail.com

Publicado
2023-11-11