CONSTRUINDO TRILHAS DE APRENDIZAGENS: PROPOSTAS PARA INTRODUZIR O MUNDO MICROSCÓPICO PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Maria Clara de Oliveira Lopes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jonas Miranda Martins Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Adrielson Bruno Neri Gomes Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Valerie Sarpedonti Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Atendimento individualizado. Ciências biológicas. Transtorno do neurodesenvolvimento. Material lúdico.

Resumo

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) caracteriza-se pela variedade de níveis de gravidade e manifestações de sintomas que devem ser avaliadas a fim de traçar estratégias educacionais adaptadas ao perfil do sujeito. O presente projeto objetivou apresentar o conceito de micróbios para adolescentes com autismo. As ações educativas foram conduzidas semanalmente em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (Belém, PA), de forma individual e ao longo de seis meses. Os primeiros atendimentos visaram avaliar as habilidades cognitivas, os interesses e os déficits na comunicação social dos participantes; essas observações junto com um questionário preenchido pelos pais serviram de base para nortear as estratégias pedagógicas adotadas para cada educando. Para levar o aluno a conceber a existência de organismos invisíveis ao olho nu, o conteúdo ministrado foi dividido em três blocos: 1) a diversidade animal, destacando as diferenças em tamanhos, modos de alimentação e respiração; 2) as limitações dos olhos para enxergar os organismos de pequeno porte e as tecnologias de suporte; e 3) os micróbios e suas particularidades. As ferramentas educativas empregadas foram várias, combinando o uso de vídeos, atividades lúdicas e práticas pedagógicas mais tradicionais. As atividades realizadas foram apresentadas e discutidas considerando a receptividade e o desempenho de três alunos com perfis autísticos distintos. Os resultados demonstram que não há atividades certas ou erradas para o ensino do mundo microbiano para as pessoas com TEA, mas que todas são benéficas quando adaptadas às suas habilidades e limitações, sendo imprescindível levar em consideração o grau de tolerância do indivíduo.

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Biografia do Autor

Maria Clara de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: lopsmaria18@gmail.com

Jonas Miranda Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: jonasmmartins99@gmail.com

Adrielson Bruno Neri Gomes Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: adrielson.rodrigues@icb.ufpa.br

Valerie Sarpedonti, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora. PhD. Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: valerie@ufpa.br

Publicado
2023-11-11
Como Citar
DE OLIVEIRA LOPES, M. C.; MIRANDA MARTINS, J.; BRUNO NERI GOMES RODRIGUES, A.; SARPEDONTI, V. CONSTRUINDO TRILHAS DE APRENDIZAGENS: PROPOSTAS PARA INTRODUZIR O MUNDO MICROSCÓPICO PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Educação & Ensino, v. 7, n. 2, 11 nov. 2023.