CONSTRUINDO TRILHAS DE APRENDIZAGENS: PROPOSTAS PARA INTRODUZIR O MUNDO MICROSCÓPICO PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O Transtorno de Espectro Autista (TEA) caracteriza-se pela variedade de níveis de gravidade e manifestações de sintomas que devem ser avaliadas a fim de traçar estratégias educacionais adaptadas ao perfil do sujeito. O presente projeto objetivou apresentar o conceito de micróbios para adolescentes com autismo. As ações educativas foram conduzidas semanalmente em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (Belém, PA), de forma individual e ao longo de seis meses. Os primeiros atendimentos visaram avaliar as habilidades cognitivas, os interesses e os déficits na comunicação social dos participantes; essas observações junto com um questionário preenchido pelos pais serviram de base para nortear as estratégias pedagógicas adotadas para cada educando. Para levar o aluno a conceber a existência de organismos invisíveis ao olho nu, o conteúdo ministrado foi dividido em três blocos: 1) a diversidade animal, destacando as diferenças em tamanhos, modos de alimentação e respiração; 2) as limitações dos olhos para enxergar os organismos de pequeno porte e as tecnologias de suporte; e 3) os micróbios e suas particularidades. As ferramentas educativas empregadas foram várias, combinando o uso de vídeos, atividades lúdicas e práticas pedagógicas mais tradicionais. As atividades realizadas foram apresentadas e discutidas considerando a receptividade e o desempenho de três alunos com perfis autísticos distintos. Os resultados demonstram que não há atividades certas ou erradas para o ensino do mundo microbiano para as pessoas com TEA, mas que todas são benéficas quando adaptadas às suas habilidades e limitações, sendo imprescindível levar em consideração o grau de tolerância do indivíduo.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.