AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA A APRENDIZAGEM SOB O OLHAR DE PROFESSORAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as contribuições da parceria família-escola para o desenvolvimento da criança, por meio das percepções de professoras do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. A pesquisa foi desenvolvida com base em fundamentação teórica bibliográfica, tendo como análise a discussão qualitativa dos dados obtidos por meio de entrevistas pré-estruturais. As entrevistas foram direcionadas para coletar dados que pudessem responder à problematização e objetivo da pesquisa. Diante dos dados obtidos, pudemos verificar que na visão da maioria das professoras entrevistadas, essa a pareceria família-escola é entendida como bastante eficiente no desenvolvimento das crianças, sendo assim é positiva no que diz respeito à sua contribuição. Entretanto, foi observado que na maioria dos momentos desses encontros entre escola e a família, o objetivo da escola era o de compartilhar responsabilidades acerca dos pontos negativos com relação ao comportamento dos alunos ou questões de dificuldades de aprendizagem, sendo poucos os momentos de construção de uma relação realmente harmônica para contribuir para o desenvolvimento das crianças. Percebemos que as contribuições poderiam ir além das expectativas das professoras, caso essa fragilidade fosse detectada e redirecionada.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.