CIBERCIDADANIA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE

REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS

Palavras-chave: Tecnologias. Pós-verdade. Cibercidadania.

Resumo

O crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a expansão e democratização da internet ocasionaram inúmeras mudanças na sociedade contemporânea. A velocidade na qual acessamos as informações é um exemplo do que as redes proporcionam, permitindo que qualquer pessoa compartilhe e propague opiniões e informações. Nesse cenário, evidencia-se que a prática da cidadania implica inserção e atuação social, visando articular cibercidadania e coletividade. O objetivo do artigo é refletir sobre as características da cibercidadania em tempos de pós-verdade no contexto da sociedade brasileira. O referencial teórico foi ancorado em autores que abordam sobre sociedade em rede; as características da internet e da tecnologia como ferramentas para a educação e cidadania; a globalização, organização social e epistemicídio cultural; a pós-modernidade; além de outros que contribuíram para a escrita dessa pesquisa. A metodologia desse estudo consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. Os resultados proporcionaram refletir que as redes são ambientes vistos como opções de espaços para a prática cidadã, deslocando-se do ciberespaço para o que passou a ser chamado de cibercidadania. A web é vista também como meio para a propagação de práticas como a “pós-verdade” e as fakes news.

Biografia do Autor

Raiane Cordeiro de Araújo, Rede Municipal de Educação, Conceição do Coité, BA

Mestranda em Intervenção Educativa e Social pelo Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Membro do grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Professora efetiva da Prefeitura de Conceição do Coité. E-mail: raianeacuneb@gmail.com

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós Doutora pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI). Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP/UEFS). Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque.

Publicado
2023-11-11