TEM QUEM ME ENXERGUE PEDAGOGO

OS CAMINHOS DO RAP NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavras-chave: Rap. Educação antirracista. Educação para as relações étnico-raciais.

Resumo

Em um contexto de um país marcador pela diversidade e desigualdade racial, este trabalho visa investigar o papel do Rap no campo da educação na perspectiva antirracista, produzindo e reverberando senti-pensamentos de resistência. Esta pesquisa dialoga sobre a importância deste gênero musical como estratégia na construção de uma educação antirracista. Diante disso, essa pesquisa qualitativa foi tecida com a bibliografia de autores/as e artistas intelectuais como: Racionais Mc's (2018); Nogueira (2020) e Gonzalez (2020). Afirmamos por fim, que o Rap como sujeito de denúncia das injustiças, do racismo na sociedade, e do racismo transmitido pela escola, é anunciador na construção de educações (no plural) outras que sejam antirracistas e privilegiam currículos fora do cânon brancocêntrico e eurocêntrico.

Biografia do Autor

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade Estadual do Ceará (UECE); FAFIDAM/FECLESC. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará e professor Alfabetizador da rede Municipal de Fortaleza.  Mestrando em Educação e Ensino (MAIE-UECE). Compõe a coordenação do Coletivo Mapinduzi – grupo de estudos vinculado ao Curso de Pedagogia da UECE. Lattes:  <http://lattes.cnpq.br/5879358723019951> E-mail: davison.souza@aluno.uece.br

João Pedro Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); Instituto de Humanidades (IH). Estudante de pós-graduação do Mestrado Acadêmico em Humanidades (MIH), graduando em história e Bacharel em humanidades pela UNILAB. Lattes:  <http://lattes.cnpq.br/0003545260259302

Maria Kellynia Alves Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Ceará; Prefeitura Municipal de Caucaia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga Antirracista, professora na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Caucaia e substituta da Universidade Estadual do Ceará. Atuando com Formação, Relações étnico-raciais, EJA, Educação Indígena e Pretagogia. Lattes:  <http://lattes.cnpq.br/0941953008845891>  E-mail: kellynia_farias@yahoo.com.br

Publicado
2023-11-13