AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DO EGRESSO DE PEDAGOGIA

ANSIEDADE E MEDO?

  • Caroline Martins Chaves Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Kélvina Teodósio Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Keila Andrade Haiashida Universidade Estadual do Ceará (UECE) http://orcid.org/0000-0003-3700-9589
Palavras-chave: Ansiedade. Medo. Ingresso na carreira docente.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central realizar uma análise de dados das primeiras experiências profissionais dos egressos do curso de Pedagogia entre os anos 2019-2021 da Feclesc/Uece com foco na ansiedade e no medo de exercer a profissão. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório com uso de fontes bibliográficas e pesquisa de campo.  Os principais autores que subsidiaram essa pesquisa foram: Bauman (2008), Goleman (2011), Tardif (2000) dentre outros. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário realizado por meio da plataforma google forms, enviado aos participantes via whatsapp.  Os resultados indicam que à docência é uma área profissional desafiadora que exige constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Embora a maioria 70,6% dos participantes da pesquisa tenham afirmado que sentiram ansiedade e medo em nível moderado e alto quando iniciaram sua trajetória laboral, temos um percentual bastante elevado de egressos atuando na educação, 82,4% ingressam como pedagogos até 1 ano após formados. Os egressos não permitiram que a ansiedade e o medo os impedissem de atuar na educação, ou os paralisassem, ao contrário 94,1% afiançaram que diante de situações novas em seu trabalho se sentiram encorajados a enfrentá-las.

Biografia do Autor

Caroline Martins Chaves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: caroline.martins@aluno.uece.br

Kélvina Teodósio Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: kelvina.teodosio@aluno.uece.br

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta da UECE. Professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da UECE. E-mail: keila.haiashida@uece.br

Publicado
2023-11-13