AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DO EGRESSO DE PEDAGOGIA
ANSIEDADE E MEDO?
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo central realizar uma análise de dados das primeiras experiências profissionais dos egressos do curso de Pedagogia entre os anos 2019-2021 da Feclesc/Uece com foco na ansiedade e no medo de exercer a profissão. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório com uso de fontes bibliográficas e pesquisa de campo. Os principais autores que subsidiaram essa pesquisa foram: Bauman (2008), Goleman (2011), Tardif (2000) dentre outros. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário realizado por meio da plataforma google forms, enviado aos participantes via whatsapp. Os resultados indicam que à docência é uma área profissional desafiadora que exige constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Embora a maioria 70,6% dos participantes da pesquisa tenham afirmado que sentiram ansiedade e medo em nível moderado e alto quando iniciaram sua trajetória laboral, temos um percentual bastante elevado de egressos atuando na educação, 82,4% ingressam como pedagogos até 1 ano após formados. Os egressos não permitiram que a ansiedade e o medo os impedissem de atuar na educação, ou os paralisassem, ao contrário 94,1% afiançaram que diante de situações novas em seu trabalho se sentiram encorajados a enfrentá-las.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.