MULHERES, TRABALHADORAS E MÃES: DESAFIOS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA EJA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA
Resumo
Esse artigo aborda a mulher na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é investigar os motivos que levaram as mulheres a abandonar os estudos em idade regular, bem como o que fizeram ao retornarem aos estudos na Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se também conhecer as expectativas de mudanças que ocorreu na vida dessas mulheres. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica sobre a trajetória da mulher na educação brasileira bem como uma breve história do EJA no Brasil. Além disso, promoveu-se coleta de dados por meio de entrevistas em escola que oferece Educação para jovens e adultos. Constatou-se que as mulheres deixam a escola, em sua maioria, para assumir o papel de mãe ou para trabalhar para completar a renda. Pode-se observar também que com o retorno aos estudos as mulheres se sentem mais inseridas na sociedade. Usando de visitas a uma instituição de ensino pública estadual e entrevistas com mulheres alunas da EJA, buscamos descobrir quais as dificuldades e motivos mais recorrentes entre elas em relação à conclusão dos estudos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.