MULHERES, TRABALHADORAS E MÃES: DESAFIOS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA EJA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA

  • Ivynna Thailane Alexandre Clementino
  • Kaio César de Almeida Cabral
  • Fernanda Sleiman Rodrigues
Palavras-chave: Mulheres, Dificuldades, Educação de jovens e adultos

Resumo

Esse artigo aborda a mulher na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é investigar os motivos que levaram as mulheres a abandonar os estudos em idade regular, bem como o que fizeram ao retornarem aos estudos na Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se também conhecer as expectativas de mudanças que ocorreu na vida dessas mulheres. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica sobre a trajetória da mulher na educação brasileira bem como uma breve história do EJA no Brasil. Além disso, promoveu-se coleta de dados por meio de entrevistas em escola que oferece Educação para jovens e adultos. Constatou-se que as mulheres deixam a escola, em sua maioria, para assumir o papel de mãe ou para trabalhar para completar a renda. Pode-se observar também que com o retorno aos estudos as mulheres se sentem mais inseridas na sociedade. Usando de visitas a uma instituição de ensino pública estadual e entrevistas com mulheres alunas da EJA, buscamos descobrir quais as dificuldades e motivos mais recorrentes entre elas em relação à conclusão dos estudos.

Publicado
2020-06-15