A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR

UM EMBATE ENTRE MODERNIDADE E CONSERVADORISMO NO SERTÃO

Palavras-chave: Reforma educacional. Cadastro escolar. Liberalismo. Ultramontanismo.

Resumo

O artigo aborda o centenário da Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, conhecida como Reforma Lourenço Filho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, seguindo as diretrizes de Luca (2020) para a história da educação. O objetivo do estudo é promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas etapas interligadas. Na primeira etapa, realizou-se uma leitura analítica da obra "Juazeiro do Padre Cícero" (2002), de Lourenço Filho, com especial atenção a um comentário no prefácio feito pelo historiador Carlos Monarcha. Destacou-se a decisão do Padre Cícero em não fornecer informações escolares do município de Juazeiro do Norte. A leitura foi cruzada com outras fontes para enriquecer o debate com perspectivas contextualizadas do embate ideológico da época. O estudo reconhece a importância de contribuir para uma ampliação do entendimento dessa questão no cenário histórico da educação cearense. Destaca-se a relevância do papel desempenhado por Lourenço Filho na Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, considerando sua abordagem racionalista e científica, que pode ter suscitado resistências, como a do Padre Cícero. Além disso, a pesquisa busca oferecer olhares valiosos para a compreensão mais profunda desse momento crucial na história educacional do Ceará. O estudo visa promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente desse período na história educacional cearense.

Biografia do Autor

Francisco Ari de Andrade - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado da Faculdade de Educação-FACED e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Ceará. E-mail: professorari.ufc@gmail.com

Erinelda da Costa Paixão - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: erineudapaixao@gmail.com

Karytia Nayara Gonçalves da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação, da Universidade Federal do Ceará. E-mail: karytiasilveira@gmail.com

Fernanda Rodrigues de Sousa - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação Tecnológica-PIBIT–PRPPG-UFC. E-mail: fernanda.frs@alu.ufc.br

Mariana Luz Quevedo - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência-PID - PROGRAD-UFC. 

Publicado
2024-03-13