A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR

UM EMBATE ENTRE MODERNIDADE E CONSERVADORISMO NO SERTÃO

Palavras-chave: Reforma educacional. Cadastro escolar. Liberalismo. Ultramontanismo.

Resumo

O artigo aborda o centenário da Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, conhecida como Reforma Lourenço Filho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, seguindo as diretrizes de Luca (2020) para a história da educação. O objetivo do estudo é promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas etapas interligadas. Na primeira etapa, realizou-se uma leitura analítica da obra "Juazeiro do Padre Cícero" (2002), de Lourenço Filho, com especial atenção a um comentário no prefácio feito pelo historiador Carlos Monarcha. Destacou-se a decisão do Padre Cícero em não fornecer informações escolares do município de Juazeiro do Norte. A leitura foi cruzada com outras fontes para enriquecer o debate com perspectivas contextualizadas do embate ideológico da época. O estudo reconhece a importância de contribuir para uma ampliação do entendimento dessa questão no cenário histórico da educação cearense. Destaca-se a relevância do papel desempenhado por Lourenço Filho na Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, considerando sua abordagem racionalista e científica, que pode ter suscitado resistências, como a do Padre Cícero. Além disso, a pesquisa busca oferecer olhares valiosos para a compreensão mais profunda desse momento crucial na história educacional do Ceará. O estudo visa promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente desse período na história educacional cearense.

Biografia do Autor

Francisco Ari de Andrade - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado da Faculdade de Educação-FACED e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Ceará. E-mail: professorari.ufc@gmail.com

Erinelda da Costa Paixão - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: erineudapaixao@gmail.com

Karytia Nayara Gonçalves da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação, da Universidade Federal do Ceará. E-mail: karytiasilveira@gmail.com

Fernanda Rodrigues de Sousa - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação Tecnológica-PIBIT–PRPPG-UFC. E-mail: fernanda.frs@alu.ufc.br

Mariana Luz Quevedo - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência-PID - PROGRAD-UFC. 

Referências

AZZI, R. O Trono é Unido ao Altar: Um Projeto Conservador. São Paulo: Paulinas, 1992.

CUNHA, L.A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: F. Alves, 1975.

CURY, C. R. J. Ideologia e educação brasileira. Católicos e liberais. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984.

DELLA CAVA, R. O milagre em Juazeiro. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1976.

GIRÃO, R. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 1984.

LOURENÇO FILHO, M. B. Juazeiro do Padre Cícero.4ª ed. Brasília, DF: INEP/MEC, 2002.

LUCA, T.R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2020.

MARCÍLIO, M. L. História da alfabetização no Brasil. São Paulo: Ed USP, 2016.

MARCÍLIO, M. L. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial de SP; Inst. Fernand Braudel, 2005.

MONARCHA, C. Prefácio. In: LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstron. Juazeiro do Padre Cícero.4ª ed. Brasília, DF: INEP/MEC, 2001. p. 11-17.

NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NOGUEIRA, R. F. S. A prática pedagógica de Lourenço Filho no estado do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2001.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. Contribuição à história da educação brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1973.

PARENTE, F. J. C. A fé e a razão na política: Conservadorismo e modernidade das elites cearenses. Fortaleza: UFC Edições, 2000.

PRADO Jr. C. História econômica do Brasil. 35ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SALVANY, F.S. O liberalismo é pecado. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Editora e Livraria, 2020.

SANTIROCCHI, Í. D. Padroado e Regalismo no Brasil independente. IN: XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de laFacultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.

SAVIANI, D. História das Ideias pedagógicas no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SHELLEY, B. L. História da Cristianismo: uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde suas origens até o século XXI. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.

VILLAÇA, A. C. O pensamento católico no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.

Publicado
2024-03-13
Como Citar
ARI DE ANDRADE - FORTALEZA, CE (BRASIL), F.; DA COSTA PAIXÃO - FORTALEZA, CE (BRASIL), E.; NAYARA GONÇALVES DA SILVEIRA - FORTALEZA, CE (BRASIL), K.; RODRIGUES DE SOUSA - FORTALEZA, CE (BRASIL), F.; LUZ QUEVEDO - FORTALEZA, CE (BRASIL), M. A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 13 mar. 2024.