OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS VALORES NA ESCOLA BÁSICA
Resumo
Esta pesquisa aborda o ensino de valores, bem como os instrumentos de transmissão e sua importância na escola básica. Os objetivos da pesquisa são identificar os valores de formação humanística da escola básica; investigar os instrumentos de transmissão de valores na educação básica; e compreender o papel dos valores na formação cidadã dos alunos do Ensino Fundamental I. Quanto ao desenho, trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo, classificada como exploratória, pois visa proporcionar uma visão aproximada do objeto de pesquisa, e também como bibliográfica e pesquisa de campo. O local da pesquisa foi uma escola pertencente à Rede Jesuíta de Educação. Os participantes foram professores das turmas de 4º e 5º anos e coordenadoras do Fundamental I. A coleta dos dados foi realizada por meio de aplicação de questionário aberto. Conclui-se que, dentro da cultura escolar da instituição pesquisada, são difundidos valores identificados como autonomia, compromisso, cooperação, cordialidade, honestidade, justiça, respeito, responsabilidade, solidariedade, sustentabilidade, entre outros. Esses valores são trabalhados cotidianamente nas ações do corpo docente por meio de projetos e ações de cunho religioso. Além disso, concluímos que a transmissão desses valores tem um papel importante na formação cidadã dos alunos à medida em que promove uma educação que visa formar indivíduos que tenham pensamento crítico e competência para agir de forma consciente na sociedade
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.