INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E FAMÍLIA: A INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Este artigo aborda a importância da música para o desenvolvimento das crianças durante a Educação Infantil. Para isso, a pesquisa teve como objetivos: investigar a música como recurso didático para o desenvolvimento da criança e conhecer como os professores utilizam a música na rotina da Educação Infantil. A metodologia empregada contou com a pesquisa bibliográfica – buscando artigos, livros e documentos que abordam a temática – e a pesquisa de campo – através da entrevista com uma professora do Infantil V. Além disso, foram feitas observações na sala de aula da referida professora. Constatou-se que a música é utilizada no contexto pesquisado, se fazendo presente nas atividades de rotina do Infantil V. As músicas são do repertório infantil e são utilizadas para manter as crianças envolvidas nas atividades propostas. Também, observou-se a música sendo utilizada com intuito didático, para abordar o alfabeto e os números, e ainda para propiciar momentos lúdicos às crianças. Ressalta-se a importância da linguagem musical para o desenvolvimento infantil, por possibilitar o desenvolvimento da linguagem, o movimento, a compreensão dos conteúdos didáticos, as trocas sociais, a relação afetiva entre os sujeitos escolares, bem como para tornar o ambiente escolar lúdico e acolhedor
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.