INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E FAMÍLIA: A INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA

  • Anastácia Feitosa de Souza
  • Mainara Alves de Sousa
  • Janote Pires Marques
Palavras-chave: Educação, Interação, Professor, Família

Resumo

Este artigo aborda a importância da música para o desenvolvimento das crianças durante a Educação Infantil. Para isso, a pesquisa teve como objetivos: investigar a música como recurso didático para o desenvolvimento da criança e conhecer como os professores utilizam a música na rotina da Educação Infantil. A metodologia empregada contou com a pesquisa bibliográfica – buscando artigos, livros e documentos que abordam a temática – e a pesquisa de campo – através da entrevista com uma professora do Infantil V. Além disso, foram feitas observações na sala de aula da referida professora. Constatou-se que a música é utilizada no contexto pesquisado, se fazendo presente nas atividades de rotina do Infantil V. As músicas são do repertório infantil e são utilizadas para manter as crianças envolvidas nas atividades propostas. Também, observou-se a música sendo utilizada com intuito didático, para abordar o alfabeto e os números, e ainda para propiciar momentos lúdicos às crianças. Ressalta-se a importância da linguagem musical para o desenvolvimento infantil, por possibilitar o desenvolvimento da linguagem, o movimento, a compreensão dos conteúdos didáticos, as trocas sociais, a relação afetiva entre os sujeitos escolares, bem como para tornar o ambiente escolar lúdico e acolhedor

Publicado
2020-06-16