O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A prática do Bullying implica em consequências negativas no processo de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, podendo ter consequências que se propagam no decorrer da vida adulta. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como a prática do bullying influencia no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, identificando assim as principais razões que levam a esse ato, descrevendo as consequências dessa prática no processo de ensino e aprendizagem, além de verificar se a escola desenvolve alguma ação de combate ao bullying. Ela é caracterizada como qualitativa e exploratória. Como coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores do ensino fundamental I e o coordenador da sala de Atendimento Educacional Especializado. Os resultados apontam que com uma ação conjunta entre a sociedade, comunidade escolar, gestores, professores, familiares e alunos, poderemos alcançar bons resultados nas ações de combate a esse ato, no entanto, ainda não existe um projeto que envolva todos da comunidade escolar no combate do bullying, esse ainda fica limitado a um pequeno grupo de professores. Também fica evidente que a inclusão de pessoas que sofrem bullying seja por possuir alguma deficiência física ou intelectual não é algo muito discutido na presente instituição.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.