O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Marcos André da Costa Dionísio
  • Schanda Ronize Maros
  • Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Palavras-chave: Bullying, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

A prática do Bullying implica em consequências negativas no processo de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, podendo ter consequências que se propagam no decorrer da vida adulta. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como a prática do bullying influencia no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, identificando assim as principais razões que levam a esse ato, descrevendo as consequências dessa prática no processo de ensino e aprendizagem, além de verificar se a escola desenvolve alguma ação de combate ao bullying. Ela é caracterizada como qualitativa e exploratória. Como coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores do ensino fundamental I e o coordenador da sala de Atendimento Educacional Especializado. Os resultados apontam que com uma ação conjunta entre a sociedade, comunidade escolar, gestores, professores, familiares e alunos, poderemos alcançar bons resultados nas ações de combate a esse ato, no entanto, ainda não existe um projeto que envolva todos da comunidade escolar no combate do bullying, esse ainda fica limitado a um pequeno grupo de professores. Também fica evidente que a inclusão de pessoas que sofrem bullying seja por possuir alguma deficiência física ou intelectual não é algo muito discutido na presente instituição.

Publicado
2020-06-16