AUTISMO E ESCOLA: OS DESAFIOS E A NECESSIDADE DE INCLUSÃO

  • Maria Talita Paiva de Lima
  • Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Palavras-chave: Autismo, Escola, Inclusão

Resumo

O autismo é um dos transtornos de desenvolvimento mais presentes no ambiente escolar, demandando assim um maior suporte e dedicação dos profissionais da educação. Mesmo existindo várias políticas públicas que buscam assegurar o acesso das crianças com autismo à escola regular, isso ainda é uma realidade distante em muitas instituições de ensino. Com base nisso, esse presente trabalho busca investigar a atuação da escola no processo de inclusão de crianças com autismo; identificar a atuação do professor no desenvolvimento autista; e verificar as ações desenvolvidas pela escola no desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma escola municipal de Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com o diretor, uma professora e a psicopedagoga. A partir da discussão dos dados, percebeu-se que existe uma preocupação da escola em incluir alunos com autismo, tendo como base leis que orientam esse processo de inclusão, assim como é ponto de vista de autores fundamentados em autismo e educação inclusiva. Todavia, é preciso uma capacitação em lócus, pois muitos profissionais que atuam na escola não possuem conhecimentos necessários para proporcionar o desenvolvimento integral das crianças com deficiência.

Publicado
2020-06-16