AUTISMO E ESCOLA: OS DESAFIOS E A NECESSIDADE DE INCLUSÃO
Resumo
O autismo é um dos transtornos de desenvolvimento mais presentes no ambiente escolar, demandando assim um maior suporte e dedicação dos profissionais da educação. Mesmo existindo várias políticas públicas que buscam assegurar o acesso das crianças com autismo à escola regular, isso ainda é uma realidade distante em muitas instituições de ensino. Com base nisso, esse presente trabalho busca investigar a atuação da escola no processo de inclusão de crianças com autismo; identificar a atuação do professor no desenvolvimento autista; e verificar as ações desenvolvidas pela escola no desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma escola municipal de Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com o diretor, uma professora e a psicopedagoga. A partir da discussão dos dados, percebeu-se que existe uma preocupação da escola em incluir alunos com autismo, tendo como base leis que orientam esse processo de inclusão, assim como é ponto de vista de autores fundamentados em autismo e educação inclusiva. Todavia, é preciso uma capacitação em lócus, pois muitos profissionais que atuam na escola não possuem conhecimentos necessários para proporcionar o desenvolvimento integral das crianças com deficiência.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.