TRAJETÓRIA ACADÊMICA E OS CAMINHOS PERCORRIDOS
SABERES E FAZERES PROFISSIONAIS DE MARIA BERNADETE DE SOUSA CARVALHO MONTE (1974-2023)
Resumo
O artigo objetiva trazer à baila os saberes e fazeres da professora Bernadete Monte e a possível relevância dessa caminhada para a história da Educação e Administrativa do município de Piracuruca-PI. É uma proposta transdisciplinar oriunda da pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual a própria autora pretendeu documentar as experiências de sua formação escolar e acadêmica, bem como as suas práticas profissionais tendo como técnica a narrativa da sua história de vida, onde o pano de fundo é a Educação. A autora iniciou sua formação escolar em escola pública onde cursou o Ensino Fundamental I e II, os quais lhe deram subsídios para aprovação em concurso público municipal como professora na modalidade multisseriado, lhe possibilitando ministrar na Educação Básica. Cursou o Logos II, e o 4º ano adicional para o magistério, os quais lhe deram bagagem para docência pela Secretaria Estadual de Educação. Em formação acadêmica continuada alcançou novas trajetórias pela Graduação em Normal Superior e Direito, Especialização e Mestrado, o qual contribuiu de forma significativa para a produção acadêmica em áreas como Educação, Direito e Ensino, com publicações em revistas qualificadas. A pesquisa mostrou que a docente se constituiu como uma importante referência para a sociedade piracuruquense, contribuindo com a formação educacional e administrativa, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública como gestora administrativa do Hospital Estadual Dr. José de Brito Magalhães.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.