TRAJETÓRIA ACADÊMICA E OS CAMINHOS PERCORRIDOS
SABERES E FAZERES PROFISSIONAIS DE MARIA BERNADETE DE SOUSA CARVALHO MONTE (1974-2023)
Resumo
O artigo objetiva trazer à baila os saberes e fazeres da professora Bernadete Monte e a possível relevância dessa caminhada para a história da Educação e Administrativa do município de Piracuruca-PI. É uma proposta transdisciplinar oriunda da pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual a própria autora pretendeu documentar as experiências de sua formação escolar e acadêmica, bem como as suas práticas profissionais tendo como técnica a narrativa da sua história de vida, onde o pano de fundo é a Educação. A autora iniciou sua formação escolar em escola pública onde cursou o Ensino Fundamental I e II, os quais lhe deram subsídios para aprovação em concurso público municipal como professora na modalidade multisseriado, lhe possibilitando ministrar na Educação Básica. Cursou o Logos II, e o 4º ano adicional para o magistério, os quais lhe deram bagagem para docência pela Secretaria Estadual de Educação. Em formação acadêmica continuada alcançou novas trajetórias pela Graduação em Normal Superior e Direito, Especialização e Mestrado, o qual contribuiu de forma significativa para a produção acadêmica em áreas como Educação, Direito e Ensino, com publicações em revistas qualificadas. A pesquisa mostrou que a docente se constituiu como uma importante referência para a sociedade piracuruquense, contribuindo com a formação educacional e administrativa, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública como gestora administrativa do Hospital Estadual Dr. José de Brito Magalhães.
Referências
BRASIL. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 1º ao 5º ano. Ministério da Educação e do Desporto: secretaria de educação fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: https://www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametros-curriculares-nacionais-do-1-ao-5-ano. Acesso em: 18 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Departamento de Ensino Supletivo. Projeto Logos II, Brasília, 1975.
BRASIL. Qualis. Texto extraído de: WebQualis. Organizadora: Vilma Costa Bastos. Bibliotecária ICS/UFPA. Disponível em: Texto+extra%C3%ADdo+de%3A+WebQualis.++Organizadora%3A+Vilma+Costa+Bastos.+Bibliotec%C3%A1ria+ICS%2FUFPA. Acesso em: 06 nov. 2023.
BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CHAGAS, L. M. de M. A língua materna na primeira série do ensino fundamental: As narrativas como uma fonte da Imaginação Criadora. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
CARBONELL SEBARROJA, J. Una educación para mañana. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2008.
DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, 6, 2009. https://doi.org/10.51880/ho.v6i0.62.
FARIAS, I. M. S. de. Inovação e mudança: implicações sobre a cultura dos professores. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará/UFC. Fortaleza, 2002.
FIALHO, L. M. F.; CASTRO, E. S.; CASTRO, J. L. de C. (Org.). (Auto)Biografias e formação docente. Fortaleza: EdUECE, 2015. 229 p. ISBN: 978-85-7826-271-6.
FULLAN, M. The New Meaning of Educational Change (5th edition). New York: Routledge, 2016.
FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
IFRAH, G. Os Números a História de uma grande invenção. São Paulo: Globo 2004.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro 2004.
MACHADO, R.. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias/ Regina Machado. – São Paulo: DCL. 2004.
MONTE, M. B. S. C. E-BOOK. Cartilha (Narrativa Gráfica) do Ensino Religioso aplicado as ciências das religiões subsidiando o(a) professor(a) no fundamental I. Campo Grande: Editora Inovar, 2022. 32p. ISBN: 978-65-80476-94-7 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-80476-94-7
MONTE, M. B. S. C. E-BOOK. Cartilha educativa do Ensino Religioso a luz das ciências das religiões alinhada a BNCC subsidiando o(a) professor no fundamental – I (1º ao 5º ano).de autoria MONTE, M. B. S. C. Campo Grande: Editora Inovar, 2021. 47p. ISBN: 978-65-80476-86-2 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-80476-86-2
MONTE, M. B. S. C.; SILVA, J. F. L. e.; Ensino Religioso Escolar dialogando com a Educação e as Ciências das Religiões: MEC X STF. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano XV, n. 44, Setembro/Dezembro 2022. P. 51-69 - ISSN 1983-2850 / DOI: https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v15i44.63823
MONTE, M. B. S. C.; LOPES, L. da C.; PEREIRA, G. S.; MONTE, D. de C.; SILVA, J. F. L. e.; OLIVEIRA, G. A. L. de. Ensino religioso na escola pública: um estudo a partir da BNCC. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e533985881, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5881
MONTE, M. B. S. C. SILVA, J. F. L. AMARAL, D. C. M. MORAIS, I. B. A. LOPES, L. C. “Mulheres Vítimas de Estupro na Contemporaneida¬de: Avanços e Retrocessos dos Direitos Femininos à Luz dos Aspectos Jurídico, Histórico Multidiscipli¬nar e Transdisciplinar”. In: Lima; Caetano; Bianor;. (Org.). "Mulheres: direito, história e feminismo". 1 ed.Campo Grande: Inovar, 2023, v. 1, p. 1-133. ISBN: 978-65-5388-108-2 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-108-2
MONTE, M. B. S. C. LOPES, L. da. AMARAL, D. M. “Dos Desastres Ambientais Surgem a Responsabilida¬de Civil e Administrativa do Estado: o que dizem a Ju¬risprudência”? P. 258-273. DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-044-3_017 In: Carvalho; Morais; Oliveira;. (Org.). “O Direito em Prosa: Interlocuções Jurídicas e Sociais”. 1 ed.Campo Grande: Inovar, 2022, v 1, p. 1- 491. ISBN: 978-65-5388-044-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-044-3
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 8. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO. 2003. p. 118.
PADOVANI, A. Contar cuentos: desde la práctica hacia la teoría. 1. ed. Buenos Aires: Paidós, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 6 ed. 2006.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.