IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL (2020-2022)

Palavras-chave: Educação básica. Base Nacional Comum Curricular. Novo ensino médio.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com gestores e professores de três escolas-piloto e também com o coordenador-geral de ensino médio, do Ministério da Educação. Os resultados encontrados mostraram que os maiores desafios foram a falta de suporte tecnológico para registros diários, baixa participação dos estudantes e a falta de interação com as famílias, além da desmotivação provocada pelo contexto remoto.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Machado - Brasília, DF (Brasil), Universidade de Brasília (UnB)

Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil.

Girlene Ribeiro de Jesus - Brasília, DF (Brasil), Universidade de Brasília (UnB)

Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil. 

Referências

BAUER, A., ALAVARSE, O. M. & OLIVEIRA, R. P. (2015) Avaliação em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, 41, 1367 – 1382. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607

BARDIN, L. (2002) Análise de conteúdo. 4. ed. Edições 70.

BRASIL (1971). Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 2971. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm

BRASIL (1996). Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL (2016a). Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm

BRASIL (2016b). Proposta de Emenda à Constituição nº 241, de 15 de junho de 2016. https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1468431&filename=PEC+241/2016

BRASIL (2017). Lei nº 13.415, 16 de fevereiro de 2017. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm

BRASIL (2018a). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRASIL (2018b). Portaria nº 649, de 10 de julho de 2018. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portaria-n-649-de-10-de-julho-de-2018-29495216

BRASIL (2018c). Portaria nº 1024/2018, de 4 de outubro de 2018. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=05/10/2018&jornal=515&pagina=19

BRASIL (2018d). Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. (Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio) https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199

BRASIL (2018e). Resolução nº 4, de 21 de novembro de 2018. (Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio).http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file

Cunha, L. A. (2017). Ensino Médio: atalho para o passado. Educação & Sociedade, 38 (139), 373-384. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176604

Distrito Federal (2020a). Parecer nº 112, de 19 de fevereiro de 2020. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECESN1122020.pdf

Distrito Federal (2020b). Portaria nº 21, de 4 de fevereiro de 2020. (Autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF) http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/e926203ed5be47d4bcb31cbba47e36b2/Portaria_21_04_02_2020.html

Distrito Federal (2020c). Portaria nº 507, de 30 de dezembro de 2020. http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/6382230a08784d479aa9d92972a450ed/Portaria_507_30_12_2020.html

Distrito Federal. (2020d). Resolução nº 2, de 24 de dezembro de 2020. (Estabelece normas e diretrizes para a educação básica no sistema de ensino do DF) https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2022/01/RESOLUCAO-no-2-2020.pdf

Distrito Federal (2021). Portaria nº 93, de 3 de março de 2021. (Autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF) http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/f453a1cf293540cb9a151d6d11c7085c/Portaria_93_03_03_2021.html

DAYRELL, J. & CARRANO, P. (2014) Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. Em: Dayrell, J., Carrano, P. & Maia, C. L. (Org.) Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

GOMES, S. (2019) Sobre a viabilidade de uma agenda de pesquisa coletiva integrando implementação de políticas, formulação e resultados. Em: Lotta, G. (Org.) Teorias e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Escola Nacional de Administração Pública (Enap). http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4162

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2019). Pesquisa Nacional Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/8ff41004968ad36306430c82eece3173.pdf.

QUADROS, S. F.; KRAWCZYK, N. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado. Políticas Educativas. Políticas Educativas. 12 (2).

KRAWCZYK, N. (2014). Uma roda de conversa sobre os desafios do Ensino Médio. Em: Dayrell, J., Carrano, P. & Maia, C. L. (Org). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. UFMG.

LIMA, J. R. (2019). Efeitos de sentido do discurso do/sobre o “Novo Ensino Médio”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Alagoas, Repositório institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5716

MUCH, L. N. (2021). Desafios e Possibilidades para a implementação do Novo Ensino Médio em escolas públicas da região de Santa Maria/ RS. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Repositório institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23606

PINTO, S. & MELO, S. (2021) Mudança nas políticas curriculares do ensino médio no Brasil: repercussões da BNCCEM no currículo mineiro. Revista em Educação UFMG, 37 (1). http://doi.org/10.1590/0102-469834196

Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). (2022). Plano de Implementação do Novo Ensino Médio https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/PLANO_DE_IMPLEMENTACAO_NOVO_ENSINO_MEDIO_20set2022__2_-1.pdf

WELLER, W. & SILVA, C. (2021) Ensino médio público no passado e no presente: visões de docentes de distintas gerações do Distrito Federal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 102 (260). https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4451

Publicado
2024-06-19
Como Citar
PAULA SILVA MACHADO - BRASÍLIA, DF (BRASIL), A.; RIBEIRO DE JESUS - BRASÍLIA, DF (BRASIL), G. IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL (2020-2022). Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 19 jun. 2024.