GAMIFICAÇÃO E SOCIOBIODIVERSIDADE

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES A PARTIR DO JOGO “PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL”

  • Francisco Matheus da Silva - Redenção, CE (Brasil) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Ana Lúcia Nobre da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil) Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cristiano da Silva Batista - Redenção, CE (Brasil) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Marcia Graciele Vasconcelos Cunha Frota - Fortaleza, CE (Brasil) Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - CE
  • Elcimar Simão Martins - Redenção, CE (Brasil) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Palavras-chave: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Práticas Pedagógicas. Sustentabilidade. Ludicidade.

Resumo

O uso irracional dos recursos naturais, em nome do desenvolvimento humano, tem levado a uma iminente deterioração do meio ambiente, o que torna os problemas ambientais cada vez mais proeminentes. Uma das formas de alertar sobre questões socioambientais vem sendo o engajamento da comunidade escolar em debates sobre as questões ambientais, por meio da educação, em específico a Educação Ambiental (EA). Esta, quando aplicada no âmbito escolar, além de ser um processo educacional pautado nas questões ambientais, contribui também na visualização de problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos, por meio da sua interação com o meio ambiente. Com isso, por meio de discussões provenientes do uso do jogo “para um mundo sustentável”, o trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes de uma turma de ensino fundamental – anos finais. Para tanto, foi feito o levantamento dos problemas ambientais presentes no contexto escolar e suas possíveis soluções. A turma apresentou bom dimensionamento das problemáticas mais comuns, relacionadas à deterioração ambiental e aos problemas de sustentabilidade. Observa-se também que há uma preocupação geral em torno da efetivação das ideias e soluções concebidas, evidenciando o compromisso da turma com seu processo de ensino e aprendizagem e com o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.

Biografia do Autor

Francisco Matheus da Silva - Redenção, CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Docente contratado na Rede Municipal de Ensino de Aracoiaba-CE, lecionando Ciências nos anos finais do ensino fundamental. 

Ana Lúcia Nobre da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Coordenadora do Centro de Educação Complementar. 

Cristiano da Silva Batista - Redenção, CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Licenciado em Física (UNILAB). 

Marcia Graciele Vasconcelos Cunha Frota - Fortaleza, CE (Brasil), Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - CE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - CE; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Elcimar Simão Martins - Redenção, CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Educação; Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação; coordenador institucional do PIBID; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Líder do EDDocência. 

Publicado
2024-06-19