O USO DE TDIC POR PROFESSORES DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

  • Danielle Cristina Martins - Ponta Grossa, PR (Brasil) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • José Fabiano Costa Justus - Ponta Grossa, PR (Brasil) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. Educação Especial. Salas de Recursos Multifuncionais. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa a fim de analisar o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelas professoras das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram as professoras das escolas municipais que atuaram em SRM durante a pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram questões abertas. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo. As principais dificuldades identificadas referem-se à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Sendo assim, é relevante serem ofertados, periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola. 

Biografia do Autor

Danielle Cristina Martins - Ponta Grossa, PR (Brasil), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

 Mestre em Educação Inclusiva pelo PROFEI/UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). 

José Fabiano Costa Justus - Ponta Grossa, PR (Brasil), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor de Anatomia Humana na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Doutor, vinculado ao PROFEI (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva). 

Referências

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Publicado
2024-06-19
Como Citar
CRISTINA MARTINS - PONTA GROSSA, PR (BRASIL), D.; FABIANO COSTA JUSTUS - PONTA GROSSA, PR (BRASIL), J. O USO DE TDIC POR PROFESSORES DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA . Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 19 jun. 2024.