O USO DE TDIC POR PROFESSORES DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA
Resumo
Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa a fim de analisar o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelas professoras das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram as professoras das escolas municipais que atuaram em SRM durante a pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram questões abertas. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo. As principais dificuldades identificadas referem-se à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Sendo assim, é relevante serem ofertados, periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.