RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Samuel Correa Duarte - Codó, MA (Brasil) Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó. 
Palavras-chave: Relato de experiência. Ensino de história. Plano de aula.

Resumo

O presente artigo consiste em relato de experiência focado na área de ensino de História. A disciplina que serviu de base para o presente relato de experiências é denominada Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com carga horária de 60 horas, ministrada ao sexto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. Admitimos o Relato de Experiência como meio de divulgação científica, em especial na área das ciências humanas. O material selecionado para análise consiste nas aulas e avaliações realizadas no decurso da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, em curso superior de graduação em Pedagogia. Os discentes deveriam elaborar planos de ensino sobre temas relacionados com o ensino de História. Cada plano deveria versar sobre tema atinente à área de História, com escopo definido em termos de abrangência, do nacional para o local: o primeiro plano deveria tratar de tema de História do Brasil, o segundo deveria focalizar a História do Maranhão e, por fim, o terceiro deveria realçar temas ligados à História do lugar, no caso, a cidade de Codó e região.

Biografia do Autor

Samuel Correa Duarte - Codó, MA (Brasil), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó. 

 Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998 - 2001). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002 - 2004). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014-2016). Mestre em História pela Universidade Federal do Amapá (2021-2023). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2022). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus VII – Codó. 

Referências

ALBERTI, V. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: ARAÚJO, A. P.; MONTEIRO, A. M. (Org.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

ARRUDA, E. P. Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

BITTENCOURT, C. F. As tradições nacionais e o ritual das festas cívicas. In: PINSKY, J. O ensino de história e a criação do fato (Org.). São Paulo, SP: Contexto, 2001.

CAIMI, F. E. Geração Homo zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

CARNEIRO, M. Metodologia do ensino de história. 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.

CASARIN, S. T.; PORTO, A. R. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. J. nurs. health. 2021;11(2):e2111221998.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 19 n. 1 p. 223-237, jan./abr., 2019.

LIMA, M. Consciência histórica e educação histórica: diferentes noções, muitos caminhos. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

MATHIAS, C. L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos. 15(1):40-49, jan./abr. 2011.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

PEREIRA, N. M.; RODRIGUES, C. de M. Ensino de História e passado prático: notas sobre a BNCC. In: RIBEIRO JÚNIOR, C. H.; VALÉRIO, M. E. Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Formação de Professores e Prática de Ensino I organização. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.

PINSKY, J. Nação e o ensino de História no Brasil. In: PINSKY, J. O ensino de história e a criação do fato (Org.). São Paulo: Contexto, 2001.

Publicado
2024-06-19
Como Citar
CORREA DUARTE - CODÓ, MA (BRASIL), S. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 19 jun. 2024.