RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
O presente artigo consiste em relato de experiência focado na área de ensino de História. A disciplina que serviu de base para o presente relato de experiências é denominada Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com carga horária de 60 horas, ministrada ao sexto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. Admitimos o Relato de Experiência como meio de divulgação científica, em especial na área das ciências humanas. O material selecionado para análise consiste nas aulas e avaliações realizadas no decurso da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, em curso superior de graduação em Pedagogia. Os discentes deveriam elaborar planos de ensino sobre temas relacionados com o ensino de História. Cada plano deveria versar sobre tema atinente à área de História, com escopo definido em termos de abrangência, do nacional para o local: o primeiro plano deveria tratar de tema de História do Brasil, o segundo deveria focalizar a História do Maranhão e, por fim, o terceiro deveria realçar temas ligados à História do lugar, no caso, a cidade de Codó e região.
Referências
ALBERTI, V. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: ARAÚJO, A. P.; MONTEIRO, A. M. (Org.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
ARRUDA, E. P. Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
BITTENCOURT, C. F. As tradições nacionais e o ritual das festas cívicas. In: PINSKY, J. O ensino de história e a criação do fato (Org.). São Paulo, SP: Contexto, 2001.
CAIMI, F. E. Geração Homo zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
CARNEIRO, M. Metodologia do ensino de história. 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
CASARIN, S. T.; PORTO, A. R. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. J. nurs. health. 2021;11(2):e2111221998.
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 19 n. 1 p. 223-237, jan./abr., 2019.
LIMA, M. Consciência histórica e educação histórica: diferentes noções, muitos caminhos. In: MAGALHÃES, M. et al. (Org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
MATHIAS, C. L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos. 15(1):40-49, jan./abr. 2011.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
PEREIRA, N. M.; RODRIGUES, C. de M. Ensino de História e passado prático: notas sobre a BNCC. In: RIBEIRO JÚNIOR, C. H.; VALÉRIO, M. E. Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Formação de Professores e Prática de Ensino I organização. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
PINSKY, J. Nação e o ensino de História no Brasil. In: PINSKY, J. O ensino de história e a criação do fato (Org.). São Paulo: Contexto, 2001.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.