ÍNDICES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO ASSOCIADOS AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Comportamento sedentário em estudantes pode potencializar aspectos negativos como depressão, ansiedade e estresse. O objetivo deste estudo foi associar o nível de atividade física aos índices de ansiedade e depressão de escolares do ensino médio. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal envolvendo uma amostra de 70 alunos do ensino médio de duas escolas privadas em Teresina-Pi. Os escolares respoderam a um questionário sociodemográfico e posteriomente, responderam ao questionário International Physical Activity Questionnaire – IPAQ, versão curta para estimar o nível de atividade física; e para verificar os dados dos índices de ansiedade e depressão utilizou-se a escala HAD - Hospital Anxiety and Depression Scale. Como resultado, 47,14% dos discentes eram do sexo masculino e 52,85% feminino. A média por idade prevalente foi de ≤16 anos. Percebeu-se que p-valores referentes a sexo, idade, ano escolar, os escolares pendem para os índices de ansiedade (p<0,05). Infere-se, portanto, que os estudantes avaliados, mesmo com a prática regular de atividades físicas apresentaram índices significativos de ansiedade. a relação ansiedade, depressão e atividade física não seguiu um padrão inversamente proporcional ao comportamento dos alunos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.