ÍNDICES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO ASSOCIADOS AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

  • João Arthur Rodrigues Gonçalves - Teresina, PI (Brasil) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Luís Felipe Lopes de Oliveira - Teresina, PI (Brasil) Universidade Estadual do Piauí (UESPI) 
  • Andreia Cristina da Silva Benevides - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses - Fortaleza, CE (Brasil) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Palavras-chave: Atividade física. Ansiedade. Depressão. Ensino Fundamental e Médio.

Resumo

Comportamento sedentário em estudantes pode potencializar aspectos negativos como depressão, ansiedade e estresse. O objetivo deste estudo foi associar o nível de atividade física aos índices de ansiedade e depressão de escolares do ensino médio. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal envolvendo uma amostra de 70 alunos do ensino médio de duas escolas privadas em Teresina-Pi. Os escolares respoderam a um questionário sociodemográfico e posteriomente, responderam ao questionário International Physical Activity Questionnaire – IPAQ, versão curta para estimar o nível de atividade física; e para verificar os dados dos índices de ansiedade e depressão utilizou-se a escala HAD - Hospital Anxiety and Depression Scale. Como resultado, 47,14% dos discentes eram do sexo masculino e 52,85% feminino. A média por idade prevalente foi de ≤16 anos. Percebeu-se que p-valores referentes a sexo, idade, ano escolar, os escolares pendem para os índices de ansiedade (p<0,05). Infere-se, portanto, que os estudantes avaliados, mesmo com a prática regular de atividades físicas apresentaram índices significativos de ansiedade. a relação ansiedade, depressão e atividade física não seguiu um padrão inversamente proporcional ao comportamento dos alunos.

Biografia do Autor

João Arthur Rodrigues Gonçalves - Teresina, PI (Brasil) , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Luís Felipe Lopes de Oliveira - Teresina, PI (Brasil), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) 

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Andreia Cristina da Silva Benevides - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Professora Doutora em Educação. Coordenadora de Planejamento de Ensino do Centro Universitário Ateneu.

Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora Doutora do Mestrado ProEF UNESP/UESPI e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento e envelhecimento humano numa perspectiva de educação e saúde – GDEHPES da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Publicado
2024-06-19