O ENSINO DE QUÍMICA E A BNCC
O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O NOVO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O presente trabalho objetivou saber a opinião de professores e alunos da educação básica, de escolas públicas do agreste alagoano, sobre as aulas de química com a implantação das orientações da BNCC. Trata-se de uma pesquisa mista quanto à abordagem, básica quanto à finalidade, e exploratória quanto ao seu propósito. Quanto aos métodos empregados, classifica-se como pesquisa bibliográfica e de levantamento. A pesquisa teve como amostra 14 escolas estaduais de uma cidade do agreste alagoano que ofertam o Novo Ensino Médio (NEM). A coleta de dados foi feita a partir de dois questionários online sendo um socializado com professores da disciplina de química, e o outro com alunos do primeiro ano do ensino médio. Verificou-se que 31% dos professores não puderam realizar ajustes no currículo para o ensino de química (EQ), 46% concordaram que os novos livros didáticos (NLDs) são ruins; 54% disseram que ainda não tiveram formação sobre como trabalhar os conteúdos de química seguindo as orientações da BNCC. Observou-se que 48,7% dos alunos não acham o NEM mais interessante que o “antigo” ensino médio (AEM), 46% acham péssimo ter uma aula de química por semana, 46% relatam que os assuntos de química, biologia e física ficam mais difíceis de compreender com as três disciplinas juntas, e 43,4% afirmam que a escola não está preparada para receber os alunos manhã e tarde no ambiente escolar.
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