APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA
Resumo
Os experimentos investigativos desempenham um papel fundamental na educação, oferecendo aos alunos uma alternativa prática e envolvente para aprender conceitos científicos e explorar diversos campos do conhecimento. Esses experimentos possibilitam aos estudantes não apenas apreender conceitos, mas também desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico e resolução de problemas. Ao realizarem experimentos investigativos, os alunos têm a oportunidade de formular hipóteses, planejar procedimentos, coletar e analisar dados, tirar conclusões e comunicar seus resultados. Diante disso, este projeto teve por objetivo analisar a contribuição das atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de aprendizagens de alunos do 3º ano do Ensino Médio em aulas de Química, trabalhando o conteúdo Ácidos e Bases. Assim, por meio de uma sequência didática com aulas teóricas e práticas, os alunos participantes da pesquisa realizaram atividades experimentais orientadas por Fichas de atividades. Foi aplicado também, no início das atividades, um questionário que visava identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos abordados. Foi perceptível o grande interesse dos alunos ao se envolverem nas atividades experimentais investigativas utilizadas. Ao concluir a atividade experimental, percebeu-se que poucos alunos ainda demonstravam não compreender totalmente os conceitos sobre ácidos e bases, o que não significa que não sabem do que se trata, mas apenas não adquiriram conhecimento suficiente para construir uma base conceitual consistentemente coerente para defender seu ponto de vista. Sendo assim, a pesquisa mostrou-se sobremodo oportuna e desafiadora, pois possibilitou aos alunos ultrapassar as barreiras do senso comum.
Referências
BERTOTTI, Mauro. Dificuldades conceituais no aprendizado de equilíbrios químicos envolvendo reações ácido-base. Química Nova, [S.L.], v. 34, n. 10, p. 1836-1839, 2011.
BIANCHINI T, B. O ensino por investigação abrindo espaços para a argumentação de alunos e professores do ensino médio. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 2013.
BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 9-31, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.
FRANCISCO Jr, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, v. 32, n. 30, p. 34-41,2008.
HODSON, D. Teaching and Learning Chemistry in the Laboratory: A Critical Look at the Research. Educación Química, v. 16, n.1, p.30-38, 2005.
MARTINS, M.; JUSTI, R.; MENDONÇA, P. C. C. O papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos. Educación Química, v. 27, n. 1, p. 3-14, 2016.
MENEZES, J. M. S.; FARIAS, S. A. O desenvolvimento de Argumentação e mobilização de conceitos químicos por meio de atividades Experimental Investigativa. Revista virtual de química. V.12, n.p.223-233, 2020
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M.P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P. dos; MALDANER, O. A. Ensino de química em foco. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.
SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R. C. A. R. (Orgs.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
TOULMIN, S. Os usos do argumento. Trad. Reinaldo Guarany. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VENVILLE, G.; DAWSON, V. M. The impact of a classroom intervention on grade 10 students' argumentation skills,informal reasoning, and conceptual understanding of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 47, n. 8, p.952-977, 2010.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.