APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA

  • Maiza Levy Nogueira - Manaus, AM (Brasil) Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jean Michel dos Santos Menezes - Manaus, AM (Brasil) Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Palavras-chave: Experimentação investigativa. Ensino de química. Ensino médio. Ácidos e bases.

Resumo

Os experimentos investigativos desempenham um papel fundamental na educação, oferecendo aos alunos uma alternativa prática e envolvente para aprender conceitos científicos e explorar diversos campos do conhecimento. Esses experimentos possibilitam aos estudantes não apenas apreender conceitos, mas também desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico e resolução de problemas. Ao realizarem experimentos investigativos, os alunos têm a oportunidade de formular hipóteses, planejar procedimentos, coletar e analisar dados, tirar conclusões e comunicar seus resultados. Diante disso, este projeto teve por objetivo analisar a contribuição das atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de aprendizagens de alunos do 3º ano do Ensino Médio em aulas de Química, trabalhando o conteúdo Ácidos e Bases. Assim, por meio de uma sequência didática com aulas teóricas e práticas, os alunos participantes da pesquisa realizaram atividades experimentais orientadas por Fichas de atividades. Foi aplicado também, no início das atividades, um questionário que visava identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos abordados. Foi perceptível o grande interesse dos alunos ao se envolverem nas atividades experimentais investigativas utilizadas. Ao concluir a atividade experimental, percebeu-se que poucos alunos ainda demonstravam não compreender totalmente os conceitos sobre ácidos e bases, o que não significa que não sabem do que se trata, mas apenas não adquiriram conhecimento suficiente para construir uma base conceitual consistentemente coerente para defender seu ponto de vista. Sendo assim, a pesquisa mostrou-se sobremodo oportuna e desafiadora, pois possibilitou aos alunos ultrapassar as barreiras do senso comum.

Biografia do Autor

Maiza Levy Nogueira - Manaus, AM (Brasil), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda em licenciatura em Ciências: Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Jean Michel dos Santos Menezes - Manaus, AM (Brasil), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UFAM. 

Publicado
2024-06-19