O COMPORTAMENTO DE PIBIDIANOS NO ESPAÇO ESCOLAR

UM OLHAR DOS PROFESSORES SUPERVISORES

Palavras-chave: Formação inicial. Postura docente. Educação. Ética. Espaço escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar qual a conduta apresentada pelos bolsistas do PIBID e a conduta que os seus respectivos professores supervisores esperam que os bolsistas e estagiários tenham no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis professores da Educação Básica que supervisionam 48 bolsistas no PIBID. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os bolsistas do PIBID, em sua grande maioria, apresentam um comportamento adequado e ético enquanto sujeitos em formação para atuação docente, mesmo que alguns possam não compreender em certa medida a real dimensão do trabalho docente. Os resultados indicaram que para que um futuro professor apresente um comportamento e conduta condizentes com o espaço escolar é necessário que eles tenham um comprometimento com a escola, sejam pontuais e respeitem os horários da escola, se envolvam com a comunidade escolar, respeitem os funcionários da escola, zelem pelo espaço físico escolar, estabeleçam diálogos com os professores supervisores e estejam abertos à novas aprendizagens. Considera-se necessária a elaboração de um documento normativo que oriente os futuros professores – bolsistas ou estagiários – sobre seus comportamentos éticos no espaço escolar, que os ajude a compreender a dimensão de suas ações neste ambiente.

Biografia do Autor

Jonatas dos Reis Brinate - Juiz de Fora, Mg (Brasil), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Discente do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. E-mail: Lattes: http://lattes.cnpq.br/0167876012286466  

Luiz Felipe Silva Leite - Juiz de Fora, MG (Brasil), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Discente do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5972436712063430

Patrícia Assis da Silva Ribeiro - Juiz de Fora, MG (Brasil), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora, mestre e licenciada em Geografia.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8747607362892689

Publicado
2024-06-19