O COMPORTAMENTO DE PIBIDIANOS NO ESPAÇO ESCOLAR
UM OLHAR DOS PROFESSORES SUPERVISORES
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar qual a conduta apresentada pelos bolsistas do PIBID e a conduta que os seus respectivos professores supervisores esperam que os bolsistas e estagiários tenham no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis professores da Educação Básica que supervisionam 48 bolsistas no PIBID. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os bolsistas do PIBID, em sua grande maioria, apresentam um comportamento adequado e ético enquanto sujeitos em formação para atuação docente, mesmo que alguns possam não compreender em certa medida a real dimensão do trabalho docente. Os resultados indicaram que para que um futuro professor apresente um comportamento e conduta condizentes com o espaço escolar é necessário que eles tenham um comprometimento com a escola, sejam pontuais e respeitem os horários da escola, se envolvam com a comunidade escolar, respeitem os funcionários da escola, zelem pelo espaço físico escolar, estabeleçam diálogos com os professores supervisores e estejam abertos à novas aprendizagens. Considera-se necessária a elaboração de um documento normativo que oriente os futuros professores – bolsistas ou estagiários – sobre seus comportamentos éticos no espaço escolar, que os ajude a compreender a dimensão de suas ações neste ambiente.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.