AFETO, COGNIÇÃO E INTERESSE
A CONTRIBUIÇÃO DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET PARA PENSAR O DESINTERESSE ESCOLAR
Resumo
Este ensaio examina a contribuição da Epistemologia Genética de Piaget na abordagem do desinteresse escolar, destacando suas implicações pedagógicas. Na primeira seção, analisa-se a indissociabilidade entre afeto e cognição, enfatizando a importância de considerar os aspectos emocionais no contexto educacional. A segunda seção explora os conceitos de interesse e dos dois sistemas afetivos na perspectiva da Epistemologia Genética, onde o interesse é o ponto de convergência entre esses sistemas, regulando forças internas e orientando a escolha de objetos correspondentes às necessidades do sujeito. A terceira seção discute as implicações pedagógicas da teoria piagetiana, ressaltando a importância de considerar a atividade interna dos estudantes, uma vez que as necessidades e os interesses atuam como componentes energéticos para a atividade intelectual, capacitando-os para uma abertura a diferentes formas de conhecimento. Na quarta seção, contextualizamos os princípios teóricos discutidos no ensaio com três exemplos concretos identificados na literatura, tais como a Sequência de Ensino por Investigação, estratégias criativas de crianças em contextos desafiadores e o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas. Concluímos que, ao apresentar desafios que geram lacunas e necessidades nos alunos, os professores podem envolvê-los afetivamente, ressaltando a importância e a função social do conhecimento a ser (re)construído pelos estudantes.
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