AFETO, COGNIÇÃO E INTERESSE

A CONTRIBUIÇÃO DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET PARA PENSAR O DESINTERESSE ESCOLAR

  • Edvanderson Ramalho dos Santos - Araquari, SC (Brasil) Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Adriano Charles Ferreira - Irati, PR (Brasil) Rede Estadual do Paraná (SEED-PR)
  • Gilmar de Carvalho Cruz - Irati, PR (Brasil) Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
Palavras-chave: Construtivismo. Escola ativa. Afetividade. Emoções. Ensino Integral.

Resumo

Este ensaio examina a contribuição da Epistemologia Genética de Piaget na abordagem do desinteresse escolar, destacando suas implicações pedagógicas. Na primeira seção, analisa-se a indissociabilidade entre afeto e cognição, enfatizando a importância de considerar os aspectos emocionais no contexto educacional. A segunda seção explora os conceitos de interesse e dos dois sistemas afetivos na perspectiva da Epistemologia Genética, onde o interesse é o ponto de convergência entre esses sistemas, regulando forças internas e orientando a escolha de objetos correspondentes às necessidades do sujeito. A terceira seção discute as implicações pedagógicas da teoria piagetiana, ressaltando a importância de considerar a atividade interna dos estudantes, uma vez que as necessidades e os interesses atuam como componentes energéticos para a atividade intelectual, capacitando-os para uma abertura a diferentes formas de conhecimento. Na quarta seção, contextualizamos os princípios teóricos discutidos no ensaio com três exemplos concretos identificados na literatura, tais como a Sequência de Ensino por Investigação, estratégias criativas de crianças em contextos desafiadores e o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas. Concluímos que, ao apresentar desafios que geram lacunas e necessidades nos alunos, os professores podem envolvê-los afetivamente, ressaltando a importância e a função social do conhecimento a ser (re)construído pelos estudantes.

Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos - Araquari, SC (Brasil), Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciado em Geografia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Araquari, SC. 

Adriano Charles Ferreira - Irati, PR (Brasil), Rede Estadual do Paraná (SEED-PR)

Licenciado em Geografia. Mestre e Doutor em Educação pela UEPG. Professor Colaborador na UEPG. Professor de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual do Paraná (SEED-PR). 

Gilmar de Carvalho Cruz - Irati, PR (Brasil), Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Educação Física (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Campus Irati, PR. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Publicado
2024-06-19