O CURRÍCULO E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LUZ DA BNCC

  • Silvana Leal Torre - Salvador, BA (Brasil) Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador
Palavras-chave: Inclusão. Formação de Professores. Necessidades Educacionais Especiais.

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar. Os objetivos que permeiam essa pesquisa estão voltados para apresentar o currículo e o impacto da ausência da educação inclusiva sob a luz da BNCC. Assim como os específicos buscam: apresentar o Surgimento da BNCC, tendo como foco a formação de 2019; analisar a Formação Continuada de Professores com vistas na BNCC; Mostrar a formação de professores na atualidade. O presente trabalho procurou através de pesquisa bibliográfica, leitura e análise crítica de documentos, artigos e obras de variados autores e estudiosos compreender considerando os contextos sócio, político e histórico,  como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contempla, ou não a Educação Especial e Inclusiva para o público alvo da Educação Infantil, objetivando com relevante debate contribuir significativamente para que as unidades de ensino infantil possam cumprir a diretriz reformulando seus Currículos garantido o pleno exercício da Educação Especial e Inclusiva, bem como, uma perspectiva didática que seja efetiva para as crianças com deficiência no município de Salvador. Os resultados mostram que que o Brasil já avançou, mas ainda tem um longo caminho a percorrer a fim de que as crianças com deficiência possam ter mais oportunidades de uma inclusão real e no que tange ao preparo dos professores está chegando de forma paulatina, mas já buscam a melhoria constante. Desta forma, conclui-se que os desenvolvimentos nessa área poderão contribuir para garantir ao professor um ambiente prazeroso e condições adequadas de trabalho, minimizando medos, angústias e frustrações.

Biografia do Autor

Silvana Leal Torre - Salvador, BA (Brasil), Centro Municipal de Educação Infantil de Salvador

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador.  Especialista em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB) e Coordenação Pedagógica da UNIFACS. Mestranda em Educação pela Universidad Del Sol. Membro eleito do Fórum Baiano de Educação Infantil – FBEI do Conselho Municipal de Educação segmento: representante dos gestores das unidades de Educação Infantil. Atualmente diretora de Centro Municipal de Educação Infantil. 

Publicado
2024-06-24