O CURRÍCULO E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LUZ DA BNCC
Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar. Os objetivos que permeiam essa pesquisa estão voltados para apresentar o currículo e o impacto da ausência da educação inclusiva sob a luz da BNCC. Assim como os específicos buscam: apresentar o Surgimento da BNCC, tendo como foco a formação de 2019; analisar a Formação Continuada de Professores com vistas na BNCC; Mostrar a formação de professores na atualidade. O presente trabalho procurou através de pesquisa bibliográfica, leitura e análise crítica de documentos, artigos e obras de variados autores e estudiosos compreender considerando os contextos sócio, político e histórico, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contempla, ou não a Educação Especial e Inclusiva para o público alvo da Educação Infantil, objetivando com relevante debate contribuir significativamente para que as unidades de ensino infantil possam cumprir a diretriz reformulando seus Currículos garantido o pleno exercício da Educação Especial e Inclusiva, bem como, uma perspectiva didática que seja efetiva para as crianças com deficiência no município de Salvador. Os resultados mostram que que o Brasil já avançou, mas ainda tem um longo caminho a percorrer a fim de que as crianças com deficiência possam ter mais oportunidades de uma inclusão real e no que tange ao preparo dos professores está chegando de forma paulatina, mas já buscam a melhoria constante. Desta forma, conclui-se que os desenvolvimentos nessa área poderão contribuir para garantir ao professor um ambiente prazeroso e condições adequadas de trabalho, minimizando medos, angústias e frustrações.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.