AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE 2019 A 2023AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE 2019 A 2023
Resumo
Este trabalho consiste em uma revisão integrativa que avalia o uso da escala Servqual como um instrumento relevante e atual de análise da qualidade dos serviços na educação no período da pandemia, o qual decorreu a prevalência do ensino remoto emergencial. Para chegar ao propósito, foram analisados 32 trabalhos selecionados nos últimos cinco anos (2019-2023), evidenciando o uso crescente deste instrumento na área educacional. Identificou-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais, com foco na avaliação da satisfação dos estudantes, especialmente na educação superior. Foram observadas tendências de pesquisa, como abordagens multinacionais e contribuições para a gestão educacional. Essas descobertas fornecem uma compreensão mais abrangente e contextualizada dos estudos sobre a escala Servqual nos serviços educacionais, realçando sua relevância para aprimorar a qualidade do ensino.
Referências
ABOUBAKR, R. M.; BAYOUMY, H. M. M. Evaluating educational service quality among dentistry and nursing students with the SERVQUAL model: A cross-sectional study. Journal of Taibah University Medical Sciences, v. 17, n. 4, p. 648-657, 2022.
ALCAS ZAPATA, N. et al. Teaching Technostress and Perception of the Quality of Service in a Private University in Lima. Journal of Educational Psychology-Propositos y Representaciones, v. 7, n. 3, p. 240-248, 2019.
ALHAZMI, F. A. Saudi University Students' Perceptions of Service Quality in Higher Education. Educational Planning, v. 29, n. 4, p. 7-26, 2022.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 1, p. 121-136, 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos- organizacionais/i/pt-br. Acesso em: 02 jul. 2023.
CARMAN, J. Consumer Perceptions Of Service Quality: an Assessment Of T. Journal of retailing, v. 66, n. 1, 33, 1990. Disponível em: https://www.proquest.com/scholarly- journals/consumer-perceptions-service-quality-assessment-t/docview/228645569/se-2. Acesso em: 04 jul. 2023.
COLOMBO, M. A.; CIRIBELI, J. P. O NPS como metodologia de mensuração da satisfação dos alunos no Sistema Remoto de Ensino em época de Pandemia da COVID-19. Revista Científica UNIFAGOC, v. 6, n. 1, p. 84-102, 2021. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/959/819. Acesso em: 31 out. 2023.
CRONIN, J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring service quality: a reexamination and extension. The journal of marketing, p. 55-68, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002224299205600. Acesso em: 01 jul. 2023.
FAHRURROZI, M. et al. Vocational Education: A Missing Link for the Competitive Graduates? International Education Studies, v. 12, n. 11, p. 26-35, 2019.
FIRMANSYAH, F. et al. Using the Service Quality Instrument to Assess the Quality of the Professional Certification Programme. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 17, n. 5, p. 1812-1824, 2022.
FUCHS, K.; FANGPONG, K. Using the SERVQUAL framework to examine the service
quality in higher education in Thailand. Education Quarterly Reviews, v. 4, n. 2, 2021.
GANBOLD, B; PARK, K.; HONG, J. Study of Educational Service Quality in Mongolian Universities. Sustainability, v. 15, n. 1, p. 580, 2022.
GOUMAIRI, O. et al. Application of the SERVQUAL Model for the Evaluation of the Service Quality in Moroccan Higher Education: Public Engineering School as a Case Study. International Journal of Higher Education, v. 9, n. 5, p. 223-229, 2020.
GRUDOWSKI, P. et al. Quality gaps in higher education from the perspective of students.
Foundations of Management, v. 13, n. 1, p. 35-48, 2021.
ISMAIL, A. et al. Students' Satisfaction towards Academic Advising Service. Asian Journal of University Education, v. 17, n. 3, p. 291-298, 2021.
KODRIN, L. Perceived quality management of educational services from the perspective of parents as stakeholders. Economics. Ecology. Socium, v. 4, n. 1, p. 41-52, 2020.
LATIF, K.F.; LATIF, I.; FAROOQ SAHIBZADA, U.; ULLAH, M. Em busca da qualidade:
medindo mais alto qualidade do atendimento educacional (HiEduQual). Total Quality Management & Business Excellence, v. 30, n. 7-8, p. 768- 791, 2019. Disponível em:
https://doi.org/10.1080/14783363.2017.1338133. Acesso em: 08 jul. 2023.
LIMA-VARGAS, A. E. et al. Perception of Institutional Quality as a Determining Factor in Academic Performance in Higher Middle School Students. Online Submission, v. 5, n. 2, p. 17-26, 2021.
LIU, Y. et al. Evaluation of student-perceived service quality in higher education for sustainable development: a fuzzy TODIM-ERA method. Sustainability, v. 14, n. 8, p. 4761, 2022.
MARINHO, S.; POFFO, G. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a percepção da comunidade acadêmica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 2, p. 455–478, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200008.
Acesso em: 11 jul. 2023.
MARTÍNEZ, M.A.T. et al. A quality evaluation in higher distance education services: servqual scale and factorial analysis. Tobías, MA, p. 306-335, 2020.
NTOYAKHE, Mxolisi Walter; NGIBE, Musawenkosi. Developing Innovative Support Structures in Higher Education Institutions: A Student Perspective. Journal of Educational Research and Practice, v. 10, n. 1, p. 104-118, 2020.
OMS. Organização Mundial da Saúde. OMS declara o fim da emergência de saúde pública. 2023. Disponível em:https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim- da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 4 nov. 2023.
OMS. Organização Mundial da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel- coronavirus . Acesso em: 4 nov. 2023.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002224298504900403. Acesso em: 02 ago.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Reassessment of expectations as a comparison standard in measuring service quality: implications for further research. The Journal of Marketing, v. 58, n. 1, p. 111-124, 1994. Disponível em:
https://doi.org/10.1177/002224299405800. Acesso em: 11 jul. 2023.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 12- 40, 1988.
PEREIRA, C.; ARAÚJO, J.; MACHADO-TAYLOR, M. New patch in old clothes? SINAES
of maturity or saturation on of the Brazilian higher education on evaluation on model. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413- 24782020250020. Acesso em: 21 jul. 2023.
PEREIRA, R.; ROSA, K.; CUNHA, C. Teoria Implícita da Liderança: uma revisão bibliométrica e mapeamento científico utilizando VOSviewer®. In: SEMEAD XXIV - Seminários em Administração, 2021, São Paulo. Anais do XXIV Seminários em Administração –Semead, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357285904_Teoria_Implicita_da_Lideranca_uma_re visao_bibliometrica_e_mapeamento_cientifico_utilizando_VOSviewerR. Acesso em: 30 jul. 2023.
RIZOS, S.; SFAKIANAKI, E.; KAKOURIS, A. Quality of Administrative Services in Higher
Education. European Journal of Educational Management, v. 5, n. 2, p. 115-128, 2022.
RODRIGUES, P. C. C. et al. Analysis of the data on the quality expectation in school services, from the student's perception. Independent Journal of Management & Production, v. 10, n. 4, p. 1374-1388, 2019.
SEYFRIED, M.; POHLENZ, P. Avaliação da garantia de qualidade no ensino superior: percepções de eficácia dos gerentes de qualidade. European Journal of Higher Education, v. 8, n. 3, p. 258-27, 2018. Disponível em: https:// doi.org/10.1080/21568235.2018.1474777.
Acesso em: 15 jul. 2023.
SHOLIKAH, M.; SUTIRMAN, S. How technology acceptance model (TAM) factors of electronic learning influence education service quality through students’ satisfaction. TEM, v. 9, p. 1221–1226, 2020.
SHURAIR, A. S. A.; POKHAREL, S. Stakeholder’s perception of service quality: a case in Qatar. Quality Assurance in Education, v. 27, n. 4, p. 493-510, 2019.
SIBAI, M. T.; BAY JR, B.; DELA ROSA, R. Service Quality and Student Satisfaction Using ServQual Model: A Study of a Private Medical College in Saudi Arabia. International Education Studies, v. 14, n. 6, p. 51-58, 2021.
SOUTO, C.; CORREIA NETO, J. Qualidade de Serviços: Uma análise comparativa entre SERVQUAL e SERVPERF. Journal of Perspectives in Management-JPM, v. 1 n. 1, p. 63– 73, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2594-8040.2017.231693. Acesso em: 11
ago. 2023.
TOMLINSON, M. Concepções do valor do ensino superior em um mercado medido. Ensino superior, v. 75, n. 4, p. 711-727, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-017-
-6. Acesso em: 09 jul. 2023.
TURETA, C.; ROSA, A.; OLIVEIRA, V. Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo Servqual. Revista de Gestão USP, v. 14, n. 4, p. 33-45, 2007. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/27607/avaliacao-critica-de-servicos- educacionais--o-emprego-do-modelo-servqual/i/pt-br. Acesso em: 25 jul. 2023.
WHITTEMORE, R.; KATHLEEN, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546 – 553, 2005. Disponível em:
https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. Acesso em: 11 jul. 2023.
ZAHEER, A.; ALBUGAMI, M. A. Analysing the Effect of Forced Shifting Towards E- Learning during Covid-19 for Student Perceived Satisfaction Variables and Service Quality Dimensions. Advances in Science and Technology. Research Journal, v. 15, n. 4, 2021.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.