POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MARCO ZERO – SOB O OLHAR DOS DISCENTES
Resumo
A Política de Assistência Estudantil apresenta-se como uma proposta de equalizar o acesso e permanência ao nível superior de ensino, de modo que as condições econômicas e sociais não sejam fatores impeditivos para o ingresso e a permanência na universidade. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – campus Marco Zero em relação a sua contribuição para a permanência dos estudantes na universidade. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram investigados 50 alunos da UNIFAP, que são participantes de Programas de Auxílio Estudantil. Os dados analisados mostraram que a maioria (76%) dos alunos que participaram da pesquisa são moradores de Macapá, sede da UNIFAP, tendo um quantitativo de Santana (20%) e Porto Grande (4%). 80% dos alunos relataram dificuldades que poderiam ser impedimento para a permanência no curso, nas dificuldades citadas estão: financeira, transporte, psicológica, acessibilidade e saúde. Os Programas de Auxílio Estudantil são reconhecidos pelos pesquisados como muito importante (60%) e importante (40%), concluindo-se que há intrínseca relação entre os programas de assistência estudantil e a permanência dos alunos nos seus cursos, uma vez que, pela condição de vulnerabilidade social dos mesmos, tais programas assumem grande relevância aos estudantes, embora que ainda seja necessária a realização de melhorias.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.