POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MARCO ZERO – SOB O OLHAR DOS DISCENTES

Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil. Educação Superior. Universidade Federal do Amapá.

Resumo

A Política de Assistência Estudantil apresenta-se como uma proposta de equalizar o acesso e permanência ao nível superior de ensino, de modo que as condições econômicas e sociais não sejam fatores impeditivos para o ingresso e a permanência na universidade. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – campus Marco Zero em relação a sua contribuição para a permanência dos estudantes na universidade.  A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e abordagem qualitativa.  Quanto aos procedimentos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011).  Foram investigados 50 alunos da UNIFAP, que são participantes de Programas de Auxílio Estudantil. Os dados analisados mostraram que a maioria (76%) dos alunos que participaram da pesquisa são moradores de Macapá, sede da UNIFAP, tendo um quantitativo de Santana (20%) e Porto Grande (4%).  80% dos alunos relataram dificuldades que poderiam ser impedimento para a permanência no curso, nas dificuldades citadas estão: financeira, transporte, psicológica, acessibilidade e saúde. Os Programas de Auxílio Estudantil são reconhecidos pelos pesquisados como muito importante (60%) e importante (40%), concluindo-se que há intrínseca relação entre os programas de assistência estudantil e a permanência dos alunos nos seus cursos, uma vez que, pela condição de vulnerabilidade social dos mesmos, tais programas assumem grande relevância aos estudantes, embora que ainda seja necessária a realização de melhorias.    

Biografia do Autor

José Carlos Pereira de Almeida - Macapá, AP (Brasil), Rede Estadual de Ensino do Amapá 

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Enfermagem e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá. Professor da rede Estadual de Ensino do Governo do Estado do Amapá. 

Sueli Maria de Araújo Cavalcante - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular da Universidade Federal do Ceará. 

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo - Itapipoca, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em Educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Filosofia (UFC), Especialização em Gestão Escolar – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Educação a Distância - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), pedagoga e filósofa pela UECE. Professora Adjunta da UECE, lotada na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), professora participante do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), da Uece, Campus Itaperi, Fortaleza. 

Conceição de Maria Pinheiro Barros - Fortaleza, CE (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Ciência Política e Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Publicado
2024-06-24