EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E (IN)AÇÕES

Palavras-chave: Evasão; Ensino Médio; Educação Física; Práticas de Ensino.

Resumo

O artigo retrata um estudo no qual se cotejou as compreensões (discente e docente) relativas ao abandono e/ou evasão das aulas de Educação Física. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, cujo fenômeno apresenta uma natureza complexa e não se circunscreve, necessariamente, ao componente curricular examinado na pesquisa, embora encontre particularidades (históricas e gnosiológicas) devido aos processos constitutivos da referida disciplina e os diferentes ideais a ela atrelados. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição escolar situada na região sul-mineira. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou com a participação de 32 cursantes do ensino médio e um professor atuante na aludida etapa de ensino. Em linhas gerias, o estudo revelou um processo identitário com a instituição pesquisa, tanto por parte do docente quanto dos(as) aprendizes, ou seja, ambos guardam apreço pela instituição, em que pese revelarem maneiras distintas de enxergá-la e fornecerem indícios preocupantes quanto à finalidade do ensino médio. No que concerne à concepção da disciplina, ambos os segmentos entrevistados expõem impressões difusas, pulverizadas e/ou messiânicas relativas aos objetivos da Educação Física, decerto fragilizando-a enquanto componente curricular, o que por sua vez, incide na qualidade (ou ausência) do trabalho pedagógico realizado, consectário, no afugentamento ou evasão das aulas.      

Biografia do Autor

Hugo Simões Junqueira - Lavras, MG (Brasil), Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Docente vinculado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (2020). Lattes: <http://lattes.cnpq.br/2330339478279536>. 

Bruno Adriano Rodrigues da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Educação, assim como no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Doutor em Educação (UNIRIO). Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3909057911346126. 

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis - Lavras, MG (Brasil), Universidade Federal de Lavras (UFLA)

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4797-5895. Professor Associado III da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação (USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5734119316317124. 

Kleber Tüxen Carneiro - Lavras, MG (Brasil), Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Doutor em Educação Escolar (UNESP). Desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto à Faculdade de Educação da Unicamp/LPG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7710578170809604. 

Publicado
2024-06-24