MULHERES NA FÍSICA
NARRATIVAS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCE CAMPUS SOBRAL
Resumo
A presente pesquisa objetivou compreender as perspectivas e experiências de discentes mulheres do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação do Ceará, do Campus Sobral, uma vez que, historicamente o curso mencionado possui como protagonistas o gênero masculino, seja como docentes, seja como discentes. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada a partir da abordagem qualitativa na qual fizemos uso de um questionário realizado com alunas do sétimo e oitavo períodos do curso de licenciatura em Física do IFCE do campus Sobral. Os resultados apontam que as mulheres ainda são minoria no curso de Física, seja como professoras, seja como alunas e isso acontece pelo fato de termos um pequeno percentual de ingressas assim como egressas do curso. A partir da narrativa das estudantes podemos perceber que enfrentam várias dificuldades, desde o ingresso, a permanência bem como a conclusão dele. Essas dificuldades podem ser resumidas em falta de apoio por parte dos seus pares, falta de representação feminina bem como a falta de tempo para se dedicarem integralmente ao curso.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.