MULHERES NA FÍSICA

NARRATIVAS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCE CAMPUS SOBRAL

Palavras-chave: Licenciatura em Física. Mulheres na Física. Narrativas discentes. Mulheres na Ciência

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender as perspectivas e experiências de discentes mulheres do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação do Ceará, do Campus Sobral, uma vez que, historicamente o curso mencionado possui como protagonistas o gênero masculino, seja como docentes, seja como discentes. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada a partir da abordagem qualitativa na qual fizemos uso de um questionário realizado com alunas do sétimo e oitavo períodos do curso de licenciatura em Física do IFCE do campus Sobral. Os resultados apontam que as mulheres ainda são minoria no curso de Física, seja como professoras, seja como alunas e isso acontece pelo fato de termos um pequeno percentual de ingressas assim como egressas do curso. A partir da narrativa das estudantes podemos perceber que enfrentam várias dificuldades, desde o ingresso, a permanência bem como a conclusão dele. Essas dificuldades podem ser resumidas em falta de apoio por parte dos seus pares, falta de representação feminina bem como a falta de tempo para se dedicarem integralmente ao curso.

Biografia do Autor

Antônia Luana Alves Ferreira - Sobral, CE (Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduanda em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3034146087887955

Maria Aparecida Alves da Costa - Sobral, CE (Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Pós-doutoranda em Educação pelo PPGE-UECE.  Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3305904539863361

Publicado
2024-06-24