MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Mediação pedagógica. Tecnologias digitais. Estratégias de ensino.

Resumo

O professor tem papel fundamental no processo de mediação pedagógica e tecnológica, visando criar estratégias eficientes para inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na rotina de sala de aula. É perceptível que boa parte dos alunos vivem duas realidades diferentes: extraescolar que ocorre fora do ambiente escolar, utilizando a tecnologia para aprender algo novo, e a intraescolar que ocorre dentro da escola, em que o aluno não pode ter acesso ao celular e à internet. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a literatura concernente ao assunto e refletir sobre a mediação pedagógica e as TDICs no contexto da Educação Inclusiva. Para isso, houve uma revisão de literatura na base de dados da Capes dos estudos dos últimos cinco anos (2019-2023). Como resultados, foram selecionados seis estudos que respondiam ao objetivo de pesquisa e foi feita discussão entre eles. Espera-se que o professor seja estimulado a refletir sobre a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento das TDICs na Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Suellen dos Santos Cruz - Macapá, AP (Brasil), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Professora do Governo do Estado do Amapá. Discente no Mestrado Profissional em Educação Especial e Inclusiva PROFEI/UNIFAP (Universidade Federal do Amapá). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1032795645092522

Vanilza da Silva Sampaio - Macapá, AP (Brasil), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professora do AEE no Governo do Estado do Amapá. Discente no Mestrado Profissional em Educação Especial e Inclusiva PROFEI/UNIFAP (Universidade Federal do Amapá). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8212476634278761 

Karilane Maria Silvino Rodrigues - Macapá, AP (Brasil), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do curso de Medicina da UNIFAP. Vice coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4524296532754181 

Ronaldo Manassés Rodrigues Campos - Macapá, AP (Brasil), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Sociologia. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Graduado com bacharelado em Letras tradutor Português/Francês. Docente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e professor no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFAP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0804552014423002 

Publicado
2024-07-03