MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O professor tem papel fundamental no processo de mediação pedagógica e tecnológica, visando criar estratégias eficientes para inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na rotina de sala de aula. É perceptível que boa parte dos alunos vivem duas realidades diferentes: extraescolar que ocorre fora do ambiente escolar, utilizando a tecnologia para aprender algo novo, e a intraescolar que ocorre dentro da escola, em que o aluno não pode ter acesso ao celular e à internet. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a literatura concernente ao assunto e refletir sobre a mediação pedagógica e as TDICs no contexto da Educação Inclusiva. Para isso, houve uma revisão de literatura na base de dados da Capes dos estudos dos últimos cinco anos (2019-2023). Como resultados, foram selecionados seis estudos que respondiam ao objetivo de pesquisa e foi feita discussão entre eles. Espera-se que o professor seja estimulado a refletir sobre a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento das TDICs na Educação Inclusiva.
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