MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O professor tem papel fundamental no processo de mediação pedagógica e tecnológica, visando criar estratégias eficientes para inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na rotina de sala de aula. É perceptível que boa parte dos alunos vivem duas realidades diferentes: extraescolar que ocorre fora do ambiente escolar, utilizando a tecnologia para aprender algo novo, e a intraescolar que ocorre dentro da escola, em que o aluno não pode ter acesso ao celular e à internet. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a literatura concernente ao assunto e refletir sobre a mediação pedagógica e as TDICs no contexto da Educação Inclusiva. Para isso, houve uma revisão de literatura na base de dados da Capes dos estudos dos últimos cinco anos (2019-2023). Como resultados, foram selecionados seis estudos que respondiam ao objetivo de pesquisa e foi feita discussão entre eles. Espera-se que o professor seja estimulado a refletir sobre a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento das TDICs na Educação Inclusiva.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.