TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA PRÁTICA E NA PERCEPÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Pedagogias Contra-Hegemônicas. Consciência Crítica. Emancipação Social. Prática Pedagógica.

Resumo

Este estudo investiga as tendências pedagógicas histórico-críticas, com foco nas contribuições teóricas de Dermeval Saviani e José Carlos Libâneo, e sua influência nas práticas pedagógicas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.  Os objetivos principais foram:  analisar o conhecimento e a compreensão dos professores sobre a tendência pedagógica histórico-crítica; investigar se os professores se identificam com alguma tendência pedagógica específica em sua atuação na Educação Infantil/Anos Iniciais; e classificar a prática docente dos professores à luz das tendências pedagógicas elencadas por Dermeval Saviani. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e as percepções e práticas docentes foram analisadas qualitativamente. Os resultados revelaram uma compreensão alinhada com as tendências pedagógicas histórico-críticas (progressistas), destacando a importância da contextualização do ensino, da promoção da reflexão crítica e da valorização da participação dos alunos. Esses resultados sugerem que uma prática docente baseada em tendências pedagógicas histórico-críticas pode promover uma educação mais significativa e emancipatória nos anos iniciais da Educação Básica. No entanto, são necessários esforços adicionais para superar desafios como a permanência de práticas tradicionais e a falta de recursos. Concluímos que implementar práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva crítica, especialmente no contexto da Educação Básica, é essencial para promover a formação de indivíduos conscientes e engajados. Essas práticas capacitam os alunos desde a infância a se tornarem participantes ativos na sociedade, prontos para agir como agentes de transformação social.

Biografia do Autor

Sebastião Monteiro Oliveira - Boa vista, RR (Brasil), Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutor em Educação. Professor Associado na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Inclusão da Universidade Federal de Roraima. 

Roseany Carvalho de Assunção - Boa Vista, RR (Brasil), Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Técnico administrativo em educação na Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Raquel Batista de Oliveira Campos - Boa Vista, RR (Brasil), Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora EBTT, Pedagoga da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Rebeca Costa Ferreira - Boa Vista, RR (Brasil), Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Publicado
2024-07-03