TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA PRÁTICA E NA PERCEPÇÃO DOCENTE
Resumo
Este estudo investiga as tendências pedagógicas histórico-críticas, com foco nas contribuições teóricas de Dermeval Saviani e José Carlos Libâneo, e sua influência nas práticas pedagógicas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Os objetivos principais foram: analisar o conhecimento e a compreensão dos professores sobre a tendência pedagógica histórico-crítica; investigar se os professores se identificam com alguma tendência pedagógica específica em sua atuação na Educação Infantil/Anos Iniciais; e classificar a prática docente dos professores à luz das tendências pedagógicas elencadas por Dermeval Saviani. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e as percepções e práticas docentes foram analisadas qualitativamente. Os resultados revelaram uma compreensão alinhada com as tendências pedagógicas histórico-críticas (progressistas), destacando a importância da contextualização do ensino, da promoção da reflexão crítica e da valorização da participação dos alunos. Esses resultados sugerem que uma prática docente baseada em tendências pedagógicas histórico-críticas pode promover uma educação mais significativa e emancipatória nos anos iniciais da Educação Básica. No entanto, são necessários esforços adicionais para superar desafios como a permanência de práticas tradicionais e a falta de recursos. Concluímos que implementar práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva crítica, especialmente no contexto da Educação Básica, é essencial para promover a formação de indivíduos conscientes e engajados. Essas práticas capacitam os alunos desde a infância a se tornarem participantes ativos na sociedade, prontos para agir como agentes de transformação social.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.