EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM MATEMÁTICA DA UFOP

Palavras-chave: Evasão no ensino superior. Bacharelado em matemática. Ensino de Matemática. Impa Tech.

Resumo

Este estudo pretende analisar os fatores que influenciam a evasão discente no curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa concentra-se no período entre 2015 e 2023, no qual a taxa de evasão alcançou alarmantes 87,5%. Os resultados indicam a necessidade de implementação de ações institucionais que promovam a permanência estudantil, tais como a flexibilização de horários, o suporte financeiro, o acompanhamento pedagógico individualizado e a oferta de disciplinas com maior aplicação prática, aproximando a teoria da realidade e fomentando o interesse dos alunos pela área. Ademais, o estudo reflete sobre a atuação profissional do bacharel em matemática, expandindo as perspectivas para além da construção de material didático e da pesquisa científica. Nesse sentido, destacam-se as possibilidades de atuação em áreas da inovação tecnológica, como as exploradas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em seu curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.

Biografia do Autor

Thiago Santos - Ouro Preto, MG (Brasil), Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Matemática. Membro do Grupo Estudos em Ensino de Matemática (GEEM) da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP). 

Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro - Ouro Preto, MG (Brasil), Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Matemática, vinculado ao Mestrado Profissional em Matemática em REDE (PROFMAT). Membro do Grupo Estudos em Ensino de Matemática (GEEM) da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP).

Gustavo de Souza - Ouro Preto, MG (Brasil), Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Física. Membro do Grupo Estudos em Ensino de Matemática (GEEM) da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP).

Ana Clara de Carvalho - Ouro Preto, MG (Brasil), Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP)

Graduanda na Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo Estudos em Ensino de Matemática (GEEM) da UFOP.

Publicado
2024-07-03