GESTÃO PRIVADA DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA

ESCOLAS COOPERATIVAS DE MARINGÁ

Palavras-chave: Parceria público privada. Privatização. Escolas cooperativas.

Resumo

As reformas educacionais no Brasil, a partir de 1990, vem ocorrendo sob o ideário neoliberal, que, influenciadas por organismos internacionais que financiam e apoiam o setor público, mas também abrem espaço para que institutos, fundações e organizações não governamentais assumam o papel Este artigo é parte da dissertação de mestrado que tem como título “A relação público privada na educação: o projeto de compra de vaga para a educação infantil no município de Maringá”, apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, em 2023do Estado na elaboração ou execução das políticas sociais. E tem por objetivo analisar a trajetória do projeto das escolas cooperativas implantadas no município de Maringá – PR e seus desdobramentos ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que utilizou como fontes livros, artigos, legislação e outras fontes referentes ao tema do estudo. Os resultados demostram que a escola cooperativa foi um instrumento utilizado pelo governo municipal da época, para descentralizar a gestão da educação e assim minimizar sua atuação frente a garantia desse direitos. No entanto, esse método de atuação contínua sendo utilizado, em diferentes facetas, proporcionando um fácil acesso do setor privado na gestão e condução das políticas educacionais.

Biografia do Autor

Adriana Regina Pereira de Abreu - Maringá, PR (Brasil), Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Graduação em pedagogia pela Faculdade Unissa de Sarandi. Participante do Grupo de Pesquisa GEPPECC. Docente na rede municipal de educação de Maringá. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9326371864348965 

Telma Adriana Pacífico Martineli - Maringá, PR (Brasil), Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Educação pela UEM, Graduação em Educação Física pela UEM. Docente do Programa de Pós-graduação em educação (PPE-UEM) e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Participante dos Grupos de Pesquisa GEDUC e GEPPECC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4404309943367356. 

Publicado
2024-07-03