GESTÃO PRIVADA DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
ESCOLAS COOPERATIVAS DE MARINGÁ
Resumo
As reformas educacionais no Brasil, a partir de 1990, vem ocorrendo sob o ideário neoliberal, que, influenciadas por organismos internacionais que financiam e apoiam o setor público, mas também abrem espaço para que institutos, fundações e organizações não governamentais assumam o papel Este artigo é parte da dissertação de mestrado que tem como título “A relação público privada na educação: o projeto de compra de vaga para a educação infantil no município de Maringá”, apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, em 2023do Estado na elaboração ou execução das políticas sociais. E tem por objetivo analisar a trajetória do projeto das escolas cooperativas implantadas no município de Maringá – PR e seus desdobramentos ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que utilizou como fontes livros, artigos, legislação e outras fontes referentes ao tema do estudo. Os resultados demostram que a escola cooperativa foi um instrumento utilizado pelo governo municipal da época, para descentralizar a gestão da educação e assim minimizar sua atuação frente a garantia desse direitos. No entanto, esse método de atuação contínua sendo utilizado, em diferentes facetas, proporcionando um fácil acesso do setor privado na gestão e condução das políticas educacionais.
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