CASO DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE

Palavras-chave: Movimento estudantil. Emancipação. Criticidade. Experiências discentes.

Resumo

O caso de ensino é um tipo de estudo que toma como ponto de partida uma vivência docente, que ao ser narrada e devidamente interpretada, corrobora o melhor entendimento da tarefa educativa, sendo um potente recurso para formar professores, seja no âmbito da formação inicial, seja na formação ao longo da prática. Assim, este manuscrito tem como objetivo problematizar a formação política incitada junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma universidade pública estadual cujo principal foco é a formação de professores. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo caso de ensino, que tem como objeto uma ação formativa realizada em outubro de 2023, a qual visou desenvolver o senso crítico dos estudantes para com a importância da organização estudantil na busca por melhores condições de ensino-aprendizagem ao longo das suas trajetórias acadêmicas. Nota-se que as juventudes da atualidade são pouco engajadas e pouco dispostas a integrar a luta organizada, apesar de existirem variadas pautas que, para serem concretizadas, necessitam ser conquistadas pela classe estudantil. Por isso, conclui-se que a formação política precisa ser um compromisso permanente da educação universitária, prioritariamente quando se trata da formação de professores, pois tal classe é agente de transformação da realidade.

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa - Iguatu, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), curso de Pedagogia, campus de Iguatu. Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904576198000368  

Publicado
2024-07-03