A COLABORAÇÃO ENTRE A TRÍADE PROFESSORES DA CLASSE REGULAR, DA SALA DE RECURSOS E DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

A DIFICULDADE DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA PRÁTICA

  • Flávia Pereira Oliveira - Caçu, GO (Brasil) Secretaria Municipal de Educação de Caçu-GO
  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro - Jataí, GO (Brasil) Universidade Federal de Jataí (UFJ)
Palavras-chave: Inclusão escolar. Professores. Processo de colaboração no ensino.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho desenvolvido pelo professor da sala de aula comum, professor da sala de recurso e o profissional de apoio no processo de escolarização dos estudantes com deficiência e como é o processo de colaboração entre os três profissionais em um município do interior goiano a partir da análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontam para um entendimento que os professores e profissionais de apoio não têm compreensão do papel de cada um para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão escolar. Os resultados não apontam articulação entre a tríade fazendo com que o aprendizado seja fragmentado com foco no estudante com deficiência e não na construção de políticas, práticas e culturas inclusivas na escola.

Biografia do Autor

Flávia Pereira Oliveira - Caçu, GO (Brasil), Secretaria Municipal de Educação de Caçu-GO

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Jataí (UEG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Prefeitura Municipal de Caçu-GO. 

Eveline Borges Vilela-Ribeiro - Jataí, GO (Brasil), Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Licenciada Química, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Federal de Jataí (UFJ). 

Publicado
2024-07-03