A COLABORAÇÃO ENTRE A TRÍADE PROFESSORES DA CLASSE REGULAR, DA SALA DE RECURSOS E DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
A DIFICULDADE DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA PRÁTICA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho desenvolvido pelo professor da sala de aula comum, professor da sala de recurso e o profissional de apoio no processo de escolarização dos estudantes com deficiência e como é o processo de colaboração entre os três profissionais em um município do interior goiano a partir da análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontam para um entendimento que os professores e profissionais de apoio não têm compreensão do papel de cada um para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão escolar. Os resultados não apontam articulação entre a tríade fazendo com que o aprendizado seja fragmentado com foco no estudante com deficiência e não na construção de políticas, práticas e culturas inclusivas na escola.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.