FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Débora Kélli Freitas de Melo
  • Ariane Silva da Silva
Palavras-chave: Tecnologias, Formação de professores, Práticas pedagógicas

Resumo

Com o passar dos anos a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos professores e alunos. Devido a estas mudanças que os avanços tecnológicos trouxeram para o mundo dos docentes, que este trabalho tem como objetivo mais amplo propor um projeto de formação continuada de professores que os prepare para o uso das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas, pois acreditamos que o docente necessita estar preparado para usar as ferramentas tecnológicas a favor do conhecimento e acompanhar o progresso do mesmo em benefício do educando. A realização desta pesquisa deu-se por meio uma busca online por livros, revistas e artigos escritos no período de 2011 a 2018 que falava sobre tecnologias educacionais, e após a busca foi feito uma análise dos textos para encontrar as vantagens e as desvantagens do uso das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas docentes. Entendemos que os recursos tecnológicos utilizados de forma interligada favorecem no processo de aquisição do saber e da aprendizagem, e quando utilizados adequadamente auxiliam no processo educacional. Com base nisto, ressaltamos a importância da formação continuada de professores, pois somente por meio da capacitação do docente é que será possível propiciar aos educandos uma educação de qualidade, o domínio das ferramentas tecnológicas como apoio para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e assim, quebrar barreiras, paradigmas, enfrentar os medos, a insegurança e encarar o mundo atual, estar aberto a novos horizontes, deixar as metodologias tradicionais e aceitar o novo.

Publicado
2021-01-04