FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Com o passar dos anos a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos professores e alunos. Devido a estas mudanças que os avanços tecnológicos trouxeram para o mundo dos docentes, que este trabalho tem como objetivo mais amplo propor um projeto de formação continuada de professores que os prepare para o uso das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas, pois acreditamos que o docente necessita estar preparado para usar as ferramentas tecnológicas a favor do conhecimento e acompanhar o progresso do mesmo em benefício do educando. A realização desta pesquisa deu-se por meio uma busca online por livros, revistas e artigos escritos no período de 2011 a 2018 que falava sobre tecnologias educacionais, e após a busca foi feito uma análise dos textos para encontrar as vantagens e as desvantagens do uso das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas docentes. Entendemos que os recursos tecnológicos utilizados de forma interligada favorecem no processo de aquisição do saber e da aprendizagem, e quando utilizados adequadamente auxiliam no processo educacional. Com base nisto, ressaltamos a importância da formação continuada de professores, pois somente por meio da capacitação do docente é que será possível propiciar aos educandos uma educação de qualidade, o domínio das ferramentas tecnológicas como apoio para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e assim, quebrar barreiras, paradigmas, enfrentar os medos, a insegurança e encarar o mundo atual, estar aberto a novos horizontes, deixar as metodologias tradicionais e aceitar o novo.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.