A RELAÇÃO ENTRE CUIDAR E EDUCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo apresenta um estudo e uma reflexão sobre a relação cuidar/educar na prática pedagógica da educação infantil, e tem por objetivo compreender a percepção das professoras sobre o ato de cuidar e educar nas suas práticas pedagógicas, identificando as ações ou práticas que se caracterizam como cuidado e educação. A pesquisa foi realizada em uma escola particular do município de Fortaleza. Na metodologia utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada para analisarmos a compreensão e/ou os significados que as professoras entrevistadas têm sobre a relação cuidar/educar na sua prática pedagógica. Com os resultados obtidos concluímos que a ação pedagógica que contempla o cuidar e o educar é reconhecida pelas educadoras e promove o desenvolvimento integral da criança pequena.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.