EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
Resumo
Este artigo se propõe a traçar o estudo da autonomia da criança na Educação Infantil. As questões de pesquisa são estas: como a criança reage aos estímulos e como professor pode construir essa autonomia. Para tanto, nós recorremos, primeiro, a uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória e descritiva, depois à pesquisa bibliográfica, com o objetivo de compreender o trabalho do educador para desenvolver a autonomia da criança, visando não somente aos direitos de decisões, mas também entender o que é adequado ou correto, para levar em considerações a forma de pensar e de atribuir soluções em encontrar as respostas. Na fundamentação teórica, recorremos às contribuições da Pedagogia de Froebel, que trata do “Jardim de infância” da autonomia no contexto da Educação Infantil e das contribuições do professor para desenvolver essa autonomia na construção de caminhos, a fim de desenvolver indivíduos pensantes e autônomos na sociedade. Além dele, recorremos a Paulo Freire e a Celso Antunes, que contribuíram nas explicações sobre as possibilidades de desenvolvimento a criança nos aspectos social, moral, criativo e intelectual.
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