TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

  • Antônio Cleyton Saboia Ferreira - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Francisco Roberto Vieira de Souza - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Italo da Silva Torres - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Márcia Alves Monteiro - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
Palavras-chave: Treinamento e desenvolvimento. Educação. Atendimento.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar a importância do treinamento e desenvolvimento (T&D) como ferramenta educacional para a qualidade no serviço de atendimento ao cliente, com o intuito das organizações fidelizarem seus clientes e manterem-se competitivas no mercado. Dito isso, é necessário que as empresas invistam em ferramentas e programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários ligados à área de atendimento. A metodologia empregada no presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, tendo como base o Google Acadêmico, Lilac e Scielo. No resultado vê-se que as estratégias de treinamento e desenvolvimento, quando bem definidas, trazem benefícios para os clientes, funcionários e à empresa. Com isso, conclui-se, que o T&D, além de melhorar a qualidade do atendimento, também é capaz de aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.

Biografia do Autor

Antônio Cleyton Saboia Ferreira - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pós-graduando do Curso MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Ateneu.

Francisco Roberto Vieira de Souza - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pós-graduando do Curso MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Ateneu

Italo da Silva Torres - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pós-graduando do Curso MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Ateneu.

Márcia Alves Monteiro - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Pós-graduando do Curso MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Ateneu.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010.
BERGAMINI, C. W. Características motivacionais nas empresas brasileiras. Rev. adm. empres. 30 (4), dez. 1990.
BOGMAN, I.M. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
CHIAVENATO, Id. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: como incrementar talentos na empresa. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1999.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CARVALHO, A. V. de. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1993.
CARVALHO, A.V. de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Pioneira, 2001.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: SP: Atlas. 1999.
GRIMALDI, R.; MANCUSO, H. J. Fazendo um cliente feliz. Projeto qualidade total, da Folha de São Paulo e SEBRAE. Disponível em: http://www.pointservices. hpg.ig.com.br/index.htm. Acesso em: 29 out. 2019.
JURAN, J.M. Planejando para a qualidade. 2. ed. São Paulo: Pioneira,1992.
NADLER, L. The handbook of human resources development. New York: Wiley, 1984.
NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.s; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
OLIVEIRA, M., SOUZA, T. M.; CARVALHO, M. B. de. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas e Sociais – UNIT, SERGIPE, 1(2), 29–40 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/359. Acesso em: 10 jun. 2024.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Novo Milênio, 2000.
WERTHER, W. B. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: Makro, 1993.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
CLEYTON SABOIA FERREIRA - FORTALEZA, CE (BRASIL), A.; ROBERTO VIEIRA DE SOUZA - FORTALEZA, CE (BRASIL), F.; DA SILVA TORRES - FORTALEZA, CE (BRASIL), I.; ALVES MONTEIRO - FORTALEZA, CE (BRASIL), M. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.