TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE
Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar a importância do treinamento e desenvolvimento (T&D) como ferramenta educacional para a qualidade no serviço de atendimento ao cliente, com o intuito das organizações fidelizarem seus clientes e manterem-se competitivas no mercado. Dito isso, é necessário que as empresas invistam em ferramentas e programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários ligados à área de atendimento. A metodologia empregada no presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, tendo como base o Google Acadêmico, Lilac e Scielo. No resultado vê-se que as estratégias de treinamento e desenvolvimento, quando bem definidas, trazem benefícios para os clientes, funcionários e à empresa. Com isso, conclui-se, que o T&D, além de melhorar a qualidade do atendimento, também é capaz de aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.
Referências
BERGAMINI, C. W. Características motivacionais nas empresas brasileiras. Rev. adm. empres. 30 (4), dez. 1990.
BOGMAN, I.M. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
CHIAVENATO, Id. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: como incrementar talentos na empresa. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1999.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CARVALHO, A. V. de. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1993.
CARVALHO, A.V. de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Pioneira, 2001.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: SP: Atlas. 1999.
GRIMALDI, R.; MANCUSO, H. J. Fazendo um cliente feliz. Projeto qualidade total, da Folha de São Paulo e SEBRAE. Disponível em: http://www.pointservices. hpg.ig.com.br/index.htm. Acesso em: 29 out. 2019.
JURAN, J.M. Planejando para a qualidade. 2. ed. São Paulo: Pioneira,1992.
NADLER, L. The handbook of human resources development. New York: Wiley, 1984.
NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.s; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
OLIVEIRA, M., SOUZA, T. M.; CARVALHO, M. B. de. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas e Sociais – UNIT, SERGIPE, 1(2), 29–40 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/359. Acesso em: 10 jun. 2024.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Novo Milênio, 2000.
WERTHER, W. B. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: Makro, 1993.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.