ANÁLISE DO CANSAÇO FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Palavras-chave: Bem-estar. Qualidade de vida. Saúde mental.

Resumo

Sabe-se que os cansaços físicos e mentais influenciam de forma significativa o desempenho acadêmico, além de impactar a qualidade de vida e as demais relações dos estudantes, como trabalho e lazer, desencadeando possíveis doenças e condições, como estresse e ansiedade. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de cansaço físico e mental dos acadêmicos de Administração em uma instituição de ensino superior no município de Dourados/MS. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo 24 perguntas. A amostra foi não probabilística, por conveniência, e totalizou 41 participantes. As análises foram realizadas por meio de medidas descritivas, além da construção de gráficos de coluna e tabelas de frequência. A pesquisa constatou um alto nível de cansaço físico (64%) e mental (73%). Este estudo evidenciou a necessidade de ações que promovam o bem-estar e a saúde mental desses estudantes.

Biografia do Autor

Júlia Camilly da Silva - Dourados, MS (Brasil), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Enayê da Silva Souza - Dourados, MS (Brasil), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Liz Fabíola Lopez - Dourados, MS (Brasil), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Elias Silva de Medeiros - Dourados, MS (Brasil)

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária. Professor do Programa de Graduação em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Marcos Antonio Alves - Belo Horizonte, MG (Brasil)

Doutor em Engenharia Elétrica. Cientista de dados na FITec Inovações Tecnológicas 

Referências

ASSIS, Rita Cássia Corrêa; MOURA, Gabriel Lopes; ALVES, Marcos Antônio. Satisfação dos estudantes de cursos de gestão de uma instituição superior pública. ForScience, v. 8, n. 1, p. e00656, 16 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e656.
CASTRO, Vinícius Rennó. Reflexões Sobre a Saúde Mental do Estudante Universitário: Estudo Empírico com Estudantes de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Gestão em Foco, n. 9, p. 380-401, 2017.
COSME, Wesley Pontes. 2021. 72p. A atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
GENYO. Gestão Inteligente. Saúde física e mental no trabalho. [s.l.], 2024. Disponível em: https://genyo.com.br/saude-fisica-e-mental-no-trabalho/. Acesso em: 14 maio 2024
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior, 2021. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf . Acesso em 14 maio 2024.
INSTITUIÇÃO PSIQUIATRA PAULISTA. A relação entre o cansaço físico e saúde mental. São Paulo, 2023. Disponível em: https://psiquiatriapaulista.com.br/a-relacao-entre-o-cansaco-fisico-e-a-saude-mental/. Acesso em: 14 maio 2024
KASSAMBARA, A. rstatix: Pipe-Friendly Framework for Basic Statistical Tests. R package version 0.7.2, 2023. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=rstatix
MONDARDO, Anelise Hauschild; PEDON, Elisangela Aparecida. Estresse e Desempenho Acadêmico em Estudantes Universitários. Revista de Ciências Humanas, v. 6, n. 6, p. 159-180, 2005.
OLIVEIRA, Derivania; CAGGY, Ricardo. Análise dos fatores influenciadores do desempenho acadêmico de estudantes de administração: um olhar do docente. Revista Formadores, v. 6, n. 1, p. 5-28, 2013. Disponível em https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/285. Acesso em: 14 maio 2024.
R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, R version 4.3.2, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/
SILVA, Taís Duarte; PEREIRA, Janser Moura; MIRANDA, Gilberto José. O Estresse em Graduandos de Ciências Contábeis e Administração. Advances in Scientific and Applied Accounting, v.11, n.2, p. 330-350, 2018. DOI: https://doi.org/10.14392/asaa.2018110208
SILVA, Wanderson dos Santos. Fatores estressores dos estudantes-trabalhadores do curso de administração do Campus Agreste da UFPE. 2017. 71 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
SOUZA, Saulo Aparecido de; REINERT, José Nilson. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 15, p. 159-176, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100009
SURDI, Aguinaldo César; TONILLO, Josimar. Lazer e saúde: algumas aproximações em direção à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Visão Global, Joaçaba, v. 10, n. 2, p. 201-228, 2007.
VIEIRA, Nathalia Fedoroff; SANTIAGO, Israel; PEREIRA, Samia. O alto índice de sofrimento emocional em estudantes universitários: uma revisão integrativa de literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 15, p. e126101522766, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22766
WICKHAM, Hadley. Data Analysis. In: ggplot2. Use R!. Springer, Cham, 2016. Doi: 10.1007/978-3-319-24277-4_9
Publicado
2024-12-31
Como Citar
CAMILLY DA SILVA - DOURADOS, MS (BRASIL), J.; DA SILVA SOUZA - DOURADOS, MS (BRASIL), E.; FABÍOLA LOPEZ - DOURADOS, MS (BRASIL), L.; SILVA DE MEDEIROS - DOURADOS, MS (BRASIL), E.; ANTONIO ALVES - BELO HORIZONTE, MG (BRASIL), M. ANÁLISE DO CANSAÇO FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.