POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CENÁRIOS REVELADOS A PARTIR DO ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
Este artigo focaliza a discussão sobre políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), problematizando um recorte da produção científica que versa sobre o assunto. A questão de pesquisa foi: como têm sido abordadas as discussões sobre políticas públicas na EJA, no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) entre os anos de 2015 a 2018, a partir das dissertações disponíveis? Como objetivos delineou-se: analisar a EJA como política pública educacional, evidenciando cenários históricos, legislação e sujeitos; mapear as produções disponíveis no MPEJA, entre os anos de 2015 a 2018, identificando fundamentação teórica, propostas metodológicas, as abordagens nos trabalhos investigados e demais aspectos. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, inspirado no Estado de Conhecimento (EC), fundamentando-se em: Arroyo (2017), Paulo Freire (1989). Após a análise, obteve-se como resultado a identificação de 6 (seis) trabalhos que versam sobre políticas públicas para EJA. Constatou-se a identificação de alguns avanços nas políticas públicas para a EJA, com a oferta de ações e/ou programas voltados para a modalidade. No entanto, identificou-se certa fragilidade nessas políticas/programas, pois foram todos temporários e não asseguram a permanência desses sujeitos na escola.
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