POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CENÁRIOS REVELADOS A PARTIR DO ESTADO DO CONHECIMENTO

  • Selma Barros Daltro de Castro - Serrinha, BA (Brasil) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Rosilene Cruz de Jesus Santos - Serrinha, BA (Brasil) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Gildaite Moura de Queiroz - Serrinha, BA (Brasil) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Estado do Conhecimento. MPEJA

Resumo

Este artigo focaliza a discussão sobre políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), problematizando um recorte da produção científica que versa sobre o assunto. A questão de pesquisa foi: como têm sido abordadas as discussões sobre políticas públicas na EJA, no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) entre os anos de 2015 a 2018, a partir das dissertações disponíveis? Como objetivos delineou-se: analisar a EJA como política pública educacional, evidenciando cenários históricos, legislação e sujeitos; mapear as produções disponíveis no MPEJA, entre os anos de 2015 a 2018, identificando fundamentação teórica, propostas metodológicas, as abordagens nos trabalhos investigados e demais aspectos. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, inspirado no Estado de Conhecimento (EC), fundamentando-se em: Arroyo (2017), Paulo Freire (1989). Após a análise, obteve-se como resultado a identificação de 6 (seis) trabalhos que versam sobre políticas públicas para EJA. Constatou-se a identificação de alguns avanços nas políticas públicas para a EJA, com a oferta de ações e/ou programas voltados para a modalidade. No entanto, identificou-se certa fragilidade nessas políticas/programas, pois foram todos temporários e não asseguram a permanência desses sujeitos na escola.

Biografia do Autor

Selma Barros Daltro de Castro - Serrinha, BA (Brasil), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutorado em Educação. Profª Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha-BA. 

Rosilene Cruz de Jesus Santos - Serrinha, BA (Brasil), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), , Campus XI, Serrinha-BA.

Gildaite Moura de Queiroz - Serrinha, BA (Brasil), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação. Profª Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), , Campus XI- Serrinha- BA

Referências

ARAÚJO, G. de A. O PRONERA e as Lutas Sociais de políticas de EJA: um estudo do projeto Pé na Estrada no Assentamento Agroextrativista São Francisco – Serra Do Ramalho – Bahia. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.
ARROYO, M. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, M.; GOMES, N.; SOARES, L. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ARROYO, M. G. Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida mais justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
AZEVEDO, R. S. de A. “Não feche a EJA da minha Escola” – Políticas de permanência e ações de resistência ao fechamento de turmas/ escolas da rede municipal de Salvador e suas implicações: o que dizem e o que fazem os educandos e educadores. 2018. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.

BISPO, V. de S. B. Políticas públicas de EJA no município de Souto Soares-Bahia: uma luta colaborativa pela continuidade dos Estudos de Jovens e Adultos no âmbito da educação básica. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 mar. 2024.
CORDEIRO, S.S; CASTRO, S.B.D. de. A gestão escolar no Território do Sisal: o dito nos documentos legais de Serrinha e Santaluz. Revista Educação & Ensino. Fortaleza, v. 5, n. 2, jul./dez. 2021. 40-58 p. Disponível em https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/96. Acesso em maio de 2024.
DI PIERRO, M. C. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: questões face às políticas públicas recentes. Em Aberto, Brasília, ano 11, nº 56, out./dez. . P. 22-30. Disponível em : https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2168/19072017
FARIAS, E. V. Gestão educacional compartilhada das políticas públicas de Educação De Jovens E Adultos: um estudo de caso da rede municipal de Bom Jesus Da Lapa-Ba. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei nº 5692 de 11.08.71, capítulo lV, Mec, Brasília, 1974. Disponível em: http://www.mec.gv.br Acesso em: 08 abr. 2024.
MEDEIROS, E. A.; VARELA, S. B. L.; NUNES, J. B. C. Abordagem Qualitativa: estudo na pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004-2014). HOLOS, [S.l], v. 2, 174-189, ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2017.4457 Acesso em: 23 mar. 2024.
MOROSINI, M. C. Estado do Conhecimento e questões do campo científico. Santa Maria. V. 40. N.1. p. 101-11. Jan/abr.2015.
MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.
RODRIGUES, T. D. de F. F.; OLIVEIRA, G. S. de O.; SANTOS, J. A. dos. As pesquisas qualitativa e quantitativa na educação. Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Uberlândia. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.
ROMANOWSKI, J. P..;ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set/dez. 2006.
SANTOS, de S. S. A política curricular da EJA na Rede Municipal de Ensino de Salvador: um estudo Compreensivo e Propositivo da “Proposta Tempos de Aprendizagem” na Perspectiva dos Atores Curriculantes Docentes. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.
SANTOS, J. de M. A Presença no mundo de trabalho de mulheres beneficiárias das políticas de qualificação Profissional (Pronatec): descrevendo relatos e experiências de educandas da EJA em Lauro De Freitas – BA. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos-Nível Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.
VALE, Fundação. Jovens e Adultos na sala de aula: sujeitos e aprendizagens na EJA. Brasil, 2014. Disponível em: http://www.viveraprender.org.br/wpcontent/uploads/2015/06/Compila%C3%A7%C3%A3o-Vers%C3%A3oVale_SITE-1.pdf Acesso em: 20 de maio 2024.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
BARROS DALTRO DE CASTRO - SERRINHA, BA (BRASIL), S.; CRUZ DE JESUS SANTOS - SERRINHA, BA (BRASIL), R.; MOURA DE QUEIROZ - SERRINHA, BA (BRASIL), G. POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.