ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM MEIO À PANDEMIA
VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Com a presença da pandemia de COVID-19 no Brasil, em meio as distintas disciplinas em andamento nas universidades, surgiu a preocupação com os estágios supervisionados das licenciaturas. Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio das Ciências Biológicas no Ensino Médio, em meio à pandemia, em uma Universidade Federal Brasileira. É um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. As percepções dos estagiários sobre o Estágio em Rede foram coletadas por meio de um questionário fechado e uma avaliação qualitativa individual. Também se somam aos dados as vivências das professoras e dos alunos na realização das atividades da disciplina. Os resultados estão organizados em: (1) Anseios e Expectativas, (2) Proposição: apresentação da proposta aos alunos, organização dos grupos, apresentação da temática temas transversais, (3) Planejamento Individual: planejamento, defesa, preparação de planos, apresentação de planos individuais aos colegas e professores responsáveis, como simulação real, (4) Planejamento Coletivo: avaliação coletiva, reorganização de planos, (5) Desenvolvimento das Atividades (regência e construção de relatório) e (6) Avaliação Final. Nossas experiências compartilhadas durante a disciplina e a análise dos dados nos permitem afirmar a importância do processo reflexivo e do compartilhamento de experiências na e para a formação inicial e permanente docente.
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