ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM MEIO À PANDEMIA

VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Formação de professores. Atividades práticas. Docência.

Resumo

Com a presença da pandemia de COVID-19 no Brasil, em meio as distintas disciplinas em andamento nas universidades, surgiu a preocupação com os estágios supervisionados das licenciaturas. Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio das Ciências Biológicas no Ensino Médio, em meio à pandemia, em uma Universidade Federal Brasileira. É um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. As percepções dos estagiários sobre o Estágio em Rede foram coletadas por meio de um questionário fechado e uma avaliação qualitativa individual. Também se somam aos dados as vivências das professoras e dos alunos na realização das atividades da disciplina. Os resultados estão organizados em: (1) Anseios e Expectativas, (2) Proposição: apresentação da proposta aos alunos, organização dos grupos, apresentação da temática temas transversais, (3) Planejamento Individual: planejamento, defesa, preparação de planos, apresentação de planos individuais aos colegas e professores responsáveis, como simulação real, (4) Planejamento Coletivo: avaliação coletiva, reorganização de planos, (5) Desenvolvimento das Atividades (regência e construção de relatório) e (6) Avaliação Final. Nossas experiências compartilhadas durante a disciplina e a análise dos dados nos permitem afirmar a importância do processo reflexivo e do compartilhamento de experiências na e para a formação inicial e permanente docente.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt - Santa Maria, RS (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação em Ciências, Professora da Universidade Federal de Santa Maria – Palmeira das Missões.

Luciana Richter - Santa Maria, RS (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Professora da Universidade Federal de Santa Maria – Palmeira das Missões.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
INÊS GOLDSCHMIDT - SANTA MARIA, RS (BRASIL), A.; RICHTER - SANTA MARIA, RS (BRASIL), L. ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM MEIO À PANDEMIA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.