UMA PROPOSTA DE SÍNTESE SOBRE OS ASPECTOS LIBERALIZANTES NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XIX (1827-1890)
Resumo
O presente artigo diz respeito à História da Educação e examina a Lei das Escolas de Primeiras Letras, de 15 de out. 1827; o Decreto-lei nº. 1.331-A, de 17. de fev. 1854, conhecido como a Reforma Couto Ferraz; o Decreto-lei nº. 7.247, de 19 de abr. 1879, denominado de Reforma Leôncio de Carvalho e o Decreto-lei nº. 981, de 8 de nov. 1890, nomeado como Reforma Benjamin Constant, considerando as concepções de Educação e Sociedade presentes no Brasil oitocentista. O trabalho sistemático com a legislação educacional do século XIX ocorreu à luz de um contexto social, da descrição das fontes e da proposição de uma tabela que sistematizou as diretrizes nos documentos de políticas públicas educacionais. Concluímos que no contexto social havia uma pluralidade de sujeitos históricos, grupos associativos e instituições favoráveis a uma Política Educacional do Estado no Brasil. As dimensões civilizatórias tinham em conta que a Educação nacional era um instrumento de poder e uma forma de construção de um imaginário liberal.
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