DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL

UM ESTUDO DE INDICADORES EDUCACIONAIS EM UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

  • Gildemar da Paixão Trindade - Salvador, BA (Brasil) Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • José Júlio César do Nascimento Araújo - Rio Branco, AC (Brasil) Instituto Federal do Acre (IFAC)
Palavras-chave: Análise de rede municipais ensino. Indicadores educacionais. Equidade. Qualidade da educação. Equidade Educacional. Análises Intersecionais em educação.

Resumo

Este trabalho analisa os dados públicos educacionais da rede municipal de Educação de município localizado no interior de Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil. O estudo tem como objetivo identificar os problemas e os desafios locais para garantir equidade e qualidade educativa para todos. A metodologia adotada neste estudo envolveu uma revisão bibliográfica abrangente sobre a temática da educação, análise documental, bem como análise de dados secundários de diversas fontes, como IBGE, Qedu, Qedu analítico, Primeira Infância Primeiro, INEP, IDEB, SAEB, Observatório PNE, dentre outros, os quais foram interpretados a partir da interseccionalidade. A questão central desta pesquisa é “Quais são os desafios e melhorias necessárias na qualidade da educação neste município, no Mato Grosso do Sul?”. A análise dos dados permitiu concluir que há alguns obstáculos e possibilitou propor sugestões para o aprimoramento da qualidade educacional no município. Os resultados do estudo são relevantes para nortear políticas públicas e ações que visem a melhoria do sistema educacional do município, buscando promover a equidade educativa.

Biografia do Autor

Gildemar da Paixão Trindade - Salvador, BA (Brasil), Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Direito pela UFBA (2023) e no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em estudos jurídicos pela UFBA (2018). É especialista em estudos amazônicos pela UnB (2021-2022). Atualmente, cursa especialização em Direitos Humanos e contemporaneidade pela UFBA. 

José Júlio César do Nascimento Araújo - Rio Branco, AC (Brasil), Instituto Federal do Acre (IFAC)

Professor do Instituto Federal do Acre. Doutor em Educação na Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de Pesquisa Observatório da Formação de Professores em Institutos Federais. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpT). Pesquisa sobre a formação de professores e trabalho nos Institutos Federais na Amazônia Ocidental. 

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
DA PAIXÃO TRINDADE - SALVADOR, BA (BRASIL), G.; JÚLIO CÉSAR DO NASCIMENTO ARAÚJO - RIO BRANCO, AC (BRASIL), J. DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.