DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E SOCIOLOGIA

  • Neto Portela - Marechal Deodoro, AL (Brasil) Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro (SEMED)
  • Lucas Thiago Rodarte - Belo Horizonte, MG (Brasil) Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)
Palavras-chave: Educação e sexualidade. Orientação sexual. Identidade de gênero. Sociologia. Biologia.

Resumo

Este trabalho explora a inclusão de diálogos sobre orientação sexual e gênero nas disciplinas de Biologia e Sociologia no ensino médio, destacando as percepções e práticas dos professores, os desafios enfrentados e as oportunidades para a promoção de uma educação sexual inclusiva. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados estudos recentes que abordam a educação sexual e a inclusão de temas de gênero e orientação sexual, bem como documentos curriculares nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que, embora haja uma consciência crescente sobre a importância desses temas, os professores enfrentam barreiras significativas, incluindo a falta de formação específica, resistência cultural e ideológica, e a inconsistência nos materiais didáticos. A pesquisa sugere que a formação continuada dos professores, a criação de recursos didáticos adequados e a reformulação dos documentos curriculares são passos essenciais para promover uma educação sexual inclusiva e eficaz. Este estudo contribui para a construção de um ambiente educacional que valorize e respeite a diversidade, preparando os estudantes para a convivência em uma sociedade plural e democrática.

Biografia do Autor

Neto Portela - Marechal Deodoro, AL (Brasil), Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro (SEMED)

Coordenador da Escola Estadual Djalma Barros Siqueira – Alagoas; professor de artes da SEMED de Marechal Deodoro – AL. Graduado em Artes cênicas – Teatro (UFAL); mestrando em Artes das Cenas (Escola Superior de Artes Célia Helena); Pós-graduando em Docência com Ênfase na Educação Básica (IFMG – CAMPUS ARCOS); especialista em ensino das artes e teatro. 

Lucas Thiago Rodarte - Belo Horizonte, MG (Brasil), Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Graduação em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda (Pontifícia) e licenciatura em História (UNIP). Mestre em História (USP) e Doutor em História (UNESP). Atuou como professor visitante em História (IFMG – CAMPUS ARCOS). Atualmente trabalha como Professor de Educação Básica - História, na Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). 

Referências

ABREU, G. I. V; RAVASIO, M. H; OLIVEIRA BOFF, E. T. de. Identidade de Gênero e Orientação Sexual: Desnaturalização do Sexo nas Aulas de Biologia a Partir da Situação de Estudo (SE). Revista de Educación en Biología, v. 22, n. 1, p. 46-58, 2019.

ABREU, T. F. et al. Orientação sexual e identidade de gênero: um olhar no campo do ensino de ciências biológicas. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campina Grande: Realize Editora, 2021.

AMARAL MADUREIRA, A. F; BRANCO, Â. U. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 577-591, 2015.

BARROS, S. C. Gênero e Diversidade na Escola em Goiás: relato de experiência. Revista Café com Sociologia, v. 6, n. 1, p. 201-212, 2017.

BRANCALEONI, A. P. L; DE OLIVEIRA, R. R. Educação sexual na promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero. Revista ELO–Diálogos em Extensão, v. 5, n. 2, 2016.

CAETANO, M; LIMA, C. H. L; CASTRO, A. M. Diversidade sexual, gênero e sexualidades: temas importantes à educação democrática. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2019. p. 5-16.

SILVA, J. K. O da. et al. Identidade de gênero e orientação sexual: a sexualidade no contexto escolar. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e12881182, 2019.

GONÇALVES, M. C; GONÇALVES, J. P. Gênero, identidade de gênero e orientação sexual: Conceitos e determinações de um contexto social. Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 1, 2021.

HIDAKA, R. K; ABDO, G. S. A noção de gênero nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 2, p. 161-174, 2020.

LEITE, V. S. M; MEIRELLES, R. M. S. de. Perspectivas curriculares sobre a temática gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia: controvérsias no PCN e na BNCC? Revista Teias, v. 22, n. ESPECIAL, p. 28-47, 2021.

MORAIS, N. A. A; GUIMARÃES, Z. F. S; MENEZES, J. P. C. de. Educação sexual: as percepções dos professores de biologia do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 135-156, 2021.

NETO, J. N. Questões de identidade (s) de gênero (s) e orientação sexual: uma abordagem através da Pedagogia Queer. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 168, p. 27-34, 2015.

OLIVEIRA NUNES, M. de; ROMAGNOLI CHAGAS, G. Gênero e Diversidade Sexual em foco: avaliação dos livros didáticos de Sociologia. Revista Urutágua, n. 35, 2016.

OSÓRIO, A; SARANDY, F. Uma palavra sobre o silêncio: conteúdos de gênero para sociologia nos PCN, OCN E BNC. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 18, p. 58-75, 2016.
PALMA, Y. A. et al. Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, gênero e escola no Brasil. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 727-738, 2015.

PEREIRA, F. J. C. Educação sexual no ensino médio: roda de conversa sobre gênero e sexualidade na aula de biologia. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.

SEVILLA, G; SEFFNER, F. Gênero e sexualidade nas aulas de sociologia: desafios do novo contexto brasileiro. V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, v. 1, p. 1-10, 2017.

SILVA PESSOA, M. D. Reflexões sobre diversidade sexual e de gênero nas aulas de biologia. Eventos Pedagógicos, v. 11, n. 2, p. 327-336, 2020.

SILVA, A. K. L. S. da. Diversidade sexual e de gênero: a construção do sujeito social. Revista do NUFEN, v. 5, n. 1, p. 12-25, 2013.

ZANI, L. F; TERRA, M. F. Conhecimentos sobre identidade de gênero e orientação sexual entre graduandos/as de enfermagem/Knowledge about gender identity and sexual orientation among nursing undergraduates/Conocimiento sobre identidad de género y orientación sexual: según.. Journal Health NPEPS, v. 4, n. 2, p. 167-179, 2019.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
PORTELA, N.; RODARTE, L. T. DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E SOCIOLOGIA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.