INVERTEBRADOS
O QUE SABEM OS PROFESSORES SOBRE ELES?
Resumo
sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com seus conhecimentos, ressaltamos a necessidade de uma formação para os professores que procure atualizar os saberes necessários para o contexto da atuação profissional. Assim, a questão que norteou nossa pesquisa foi: Quais são os indícios de alteração nas manifestações dos professores de Ciências e Biologia a respeito dos Invertebrados (Anelídeos, Moluscos e Crustáceos), após a participação em um curso de formação? Para tanto, interpretamos as respostas de docentes que acompanharam o curso formativo relacionado ao ensino de Zoologia, pautando-nos em referenciais do campo dos saberes docentes formulados por Tardif. Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise Textual Discursiva (ATD) para a organização e a análise dos dados, além da utilização do software Mentimeter que permitiu evidenciar as palavras significantes mais frequentes. Emergiu desse processo uma categoria que denominamos: Curso de Extensão – Módulo II – Saberes Disciplinares e três subcategorias assim nominadas: Conhecimentos prévios; Limitações; Contribuições. Tais compreensões e resultados permitiram evidenciar que a proposta de formação desses professores configurou-se como um estímulo para o próprio desenvolvimento profissional, que proporcionou o estudo do conteúdo e um processo reflexivo relacionado à abordagem teórica planejada, além de uma experiência guiada para a prática investigativa, que colabora com a idealização de um professor-pesquisador.
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