INVERTEBRADOS

O QUE SABEM OS PROFESSORES SOBRE ELES?

Palavras-chave: Formação de professores de Ciências. Saberes disciplinares. Ensino de Zoologia.

Resumo

sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com seus conhecimentos, ressaltamos a necessidade de uma formação para os professores que procure atualizar os saberes necessários para o contexto da atuação profissional. Assim, a questão que norteou nossa pesquisa foi: Quais são os indícios de alteração nas manifestações dos professores de Ciências e Biologia a respeito dos Invertebrados (Anelídeos, Moluscos e Crustáceos), após a participação em um curso de formação? Para tanto, interpretamos as respostas de docentes que acompanharam o curso formativo relacionado ao ensino de Zoologia, pautando-nos em referenciais do campo dos saberes docentes formulados por Tardif. Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise Textual Discursiva (ATD) para a organização e a análise dos dados, além da utilização do software Mentimeter que permitiu evidenciar as palavras significantes mais frequentes. Emergiu desse processo uma categoria que denominamos: Curso de Extensão – Módulo II – Saberes Disciplinares e três subcategorias assim nominadas: Conhecimentos prévios; Limitações; Contribuições. Tais compreensões e resultados permitiram evidenciar que a proposta de formação desses professores configurou-se como um estímulo para o próprio desenvolvimento profissional, que proporcionou o estudo do conteúdo e um processo reflexivo relacionado à abordagem teórica planejada, além de uma experiência guiada para a prática investigativa, que colabora com a idealização de um professor-pesquisador.

Biografia do Autor

Gisele Carvalho de Siqueira - Londrina, PR (Brasil), Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil.   

Marinez Meneghello Passos - Londrina, PR (Brasil), Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, SP, Brasil. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. 

Hilda Helena Sovierzoski - Maceió, AL (Brasil), Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. 

Lucken Bueno Lucas - Cornélio Procópio, PR (Brasil), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
CARVALHO DE SIQUEIRA - LONDRINA, PR (BRASIL), G.; MENEGHELLO PASSOS - LONDRINA, PR (BRASIL), M.; HELENA SOVIERZOSKI - MACEIÓ, AL (BRASIL), H.; BUENO LUCAS - CORNÉLIO PROCÓPIO, PR (BRASIL), L. INVERTEBRADOS. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.